x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 560

Dúvida Simples Nacional

Isabela

Isabela

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 10:59

Bom dia,
Sou formada em Ciências Contábeis mas não atuo.

Estou com a seguinte dúvida.
Um senhor funcionario público possui uma ME de prestação de serviços. Para prestar serviços particulares para a prefeitura, ele teve que cadastrar uma PF sem vínculo com a prefeitura.
Ocorre que os recebimentos, recolhimentos são em nome da PF. Desta forma, não consta nada como entrada na PJ. Como proceder neste caso?

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 13:54

Isabela, boa tarde.

Como proceder neste caso?

Como assim?! Bom, pelo que entendi, ele está cadastrado como autônomo, tendo seus rendimentos como PF. Portanto, nada tem haver a empresa que ele possui, com esses recebimento.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Isabela

Isabela

há 6 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 14:43

Oi Yuri, obrigada por responder...

Acontece que essa PF é uma pessoa terceira. Ela emprewtou o nome para ficar como autonoma. Esses recebimentos estão em nome dessa PF mas na verdade é da PJ, porque quem realizou o serviço foi a PJ, mas quem recebeu de fato foi a PF. A PF repassa o ganho para a PJ. Só que para a Receita, quem está ganhando é essa PF. Essa é minha dúvida, como ela pode comprovar que esses valores são da PJ se quem recebe é uma PF que nao tem nada a ver com a PJ.
É um pouco complicado de entender... Estou ficando doida já... kkkkk

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 16:03

Boa tarde Isabela. Como vai?

Prezada Isabela confesso que fiquei "meio zonzo" com a situação elencada. Deixa ver se entendi. O "seu João" funcionário público, possui uma empresa PJ/ME (João & Cia). A PJ/ME (João $ Cia) foi "contratada" pela Prefeitura para fins de prestar serviços para a mesma. Todavia o "seu João" solicitou a "dona Maria" o CPF da mesma para fins de receber os recursos repassados pela prefeitura. "Dona Maria" ao receber esses recursos efetua o repasse para o "seu João". Porém a prefeitura entende que o serviço esta sendo prestado pela empresa "João & Cia). Pergunta: qual o documento que a prefeitura solicita para fins de se efetuar o repasse? A mesma esta sujeita a ser fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado! Por isso a mesma tem que possuir um documento comprobatório que gerou essa despesa.
Em resumo eu agiria da seguinte forma: emitiria na "João & Cia" notas fiscais para cobrir os repasses efetuados pela "Dona Maria" tendo como tomador dos serviços à prefeitura. E regularizaria essa situação de agora em diante.

Isabela

Isabela

há 6 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 16:26

Boa tarde Amaxiko... Seria isso mesmo. Acontece que o "Seu João" é funcionário público dessa prefeitura... Por isso a necessidade de outro CPF para poder prestar os serviços. Ele não pode prestar como PF ou PJ dele por conta do vínculo. O documento comprobatório é a autorização de funcionamento em nome da PF paga anualmente. O repasse está td correto. O problema mesmo é a comprovacao desses rendimentos na PJ.
Porque a situação é mais ou menos assim... A prefeitura(PJ) contrata a PF (Dona Maria) para prestar servicos. A Dona Maria "contrata" o "Seu Joao" (PJ) para prestar o serviço, mas quem recebe da prefeitura é a Dona Maria.

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 16:58

Isabela emite a nota fiscal da PJ tendo como tomador a "Dona Maria"! Essa é a única forma de regularizar a receita na "João & Cia". Tem fator complicador no CPF de "Dona Maria". Como ela vai comprovar para a Receita Federal os valores depositados em conta corrente?

Isabela

Isabela

há 6 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 17:10

No caso de emitir a nota fiscal...
Os impostos já foram recolhidos na situação da prefeitura com a PF (Dona Maria). Se a PJ (Seu Joao) tiver que recolher os impostos a Dona Maria, ela terá 2 recolhimentos de INSS, IRPF, e o ISS tmb... É isso mesmo?

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 17:15

Isabela, boa tarde.

Olha, isso já começou errado, certo?

É o que eu digo para meus clientes: não tem como fazer o errado ficar certo. Ainda se tiver meio certo, tá errado!

Então assim, ou você não faz nada, ou faz o que o Amaxiko falou e sofre a "bitributação".

Porém, outra coisa que tem q ser analisada é esse cenário de "subcontratação" ai. Normalmente isso não pode ser realizado no tipo de serviço apresentado por você, no caso, com um órgão público.

Se não tiver a necessidade de comprovar de onde vem o dinheiro do "Seu João", deixa isso queto.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade