Natalia
Iniciante DIVISÃO 4 , Engenheiro(a)Ola Meu pai faleceu ano passado e deixou e imoveis. A escritura do inventário foi finalizada esse mês. Como os imoveis são antigos (adquiridos em 1981) optei por fazer a escritura com valor atual (valor venal calculado pela prefeitura) para ter o benefício do desconto do Imposto de renda sobre ganho capital. Minha duvida é com relação ao preenchimento do GCAP para ver quando de imposto vou pagar em cada caso (sei que não preciso pagar de imediato mas quero saber o valor exato para me preparar). Pelo que me informei o imposto é devido sobre o ganho de capital vs o valor do bem na ultima declaração de IR do de cujus, mas não encontrei no GCAP um lugar para informar esse valor. Tem apenas o valor de aquisição e o de alienação nesse caso devo considerar o valor de aquisição como o valor que costa na ultima declaração dele? Nos dois casos meu pai fez melhorias nos imoveis então imagino que valor que consta no ultima declaração dele é maior do de aquisição (até porque os valor de aquisição estão em Cr$). Obrigada!