Joao Franco
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista SistemasPrezados,
Meu tio faleceu em setembro/2017 e fiquei responsável por parte do processo. Concluí seu inventário (cuja inventariante foi minha avó, mãe dele) ainda em em dezembro/2017, e no meu entendimento, deveria fazer sua declaração de espolio final no período do IRPF de 2018. Entretanto até 30 de abril de 2018 eu ainda não possuía todas as informações para realizar a declaração do meu tio, em especial, os rendimentos recebidos da empresa onde trabalhava. Então fiz a declaração esperando retifica-lá assim que tivesse esses dados.
Agora vem a reviravolta na história. Acontece que minha avó faleceu antes que eu pudesse fazer a retificação. Eu não conseguia enviar a declaração porque o CPF do inventariante não poderia estar cancelado. Então concluí precisaríamos reabrir o inventário com um novo inventariante e esse novo inventário foi concluído somente agora em março.
Pelo que observei no programa do IRPF, a declaração de espolio só pode ser enviada com inventários concluídos no ano anterior. Então parece que não conseguirei enviar essa retificação no programa de 2018 e nem mesmo no 2019. Será que poderei retificar essa declaração de alguma maneira? O que posso fazer?
Obrigado