x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 40

IRPF - Compensação de renda familiar

Elisa Colepicolo

Elisa Colepicolo

Iniciante DIVISÃO 1, Artesão(ã)
há 5 anos Quinta-Feira | 11 abril 2019 | 23:32

Olá.

Estou fazendo as declarações de IRPF minha e do meu marido e estou com dúvidas:

Meu marido está desempregado há mais de um ano, então os rendimentos dele do ano passado foram muito baixos. Nós dois temos MEI, mas a empresa dele está só começando, então reinvestimos praticamente todo o dinheiro que entrou. As contas da casa foram pagas com os meus rendimentos e nós nos endividamos bastante. Acontece que tudo está no nome dele (nossa conta conjunta, o carro que vendemos, o que compramos no lugar, os empréstimos). Na declaração dele está notificando que os débitos estão maiores do que os rendimentos, enquanto na minha consta meus rendimentos praticamente "limpos", apesar de terem sido a renda conjunta e de estarmos endividados juntos.

Queria saber se tem algum problema transmitir a declaração dele com mais débitos do que receitas, se isso pode dar malha fina, ou se tem alguma forma de indicar essa compensação financeira sem juntar as declarações. Eu já indiquei os CPFs um do outro nas declarações como cônjuge.

Se alguém puder ajudar, já agradeço.

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 12 abril 2019 | 12:24

Elisa.
Antigamente era preciso lançar os rendimentos  do conjuge.  Agora basta o numero do cpf. Muito inteligente voce identificar que o valor crescimento patrimonial foi maior do que as receitas.
Avalie como se ainda fosse no sistema antigo, isto é, faça um rascunho do que dá em sua declaração (imagino que estão fazendo em separado) e na declaração dele. Cobriu, tudo bem.

QQ. duvida volte a postar

abs,
José Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.