x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 149

Duplicidade de pgto de impostos - Ajuda

Leonardo Barbosa de Souza

Leonardo Barbosa de Souza

Bronze DIVISÃO 1 , Economista
há 6 anos Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 10:55

Gente, bom dia!

Vou tentar explicar o que está acontecendo entre a minha empresa e o Banco do qual sou correspondente bancário.

1-    Eu originei uma operação de crédito para PJ. A CCB (cédula de crédito bancário) de valor 105.000, foi emitida.

O cálculo da minha TAC e da TAC do BT é sobre os 105.000.

Combinamos que minha comissão seria de 2,85%. Assim sendo, o valor bruto da TAC é 2.992,50.

2-    Quando fui emitir a NFe, o gerente do Banco , disse que eu deveria deduzir 9,65% (PIS, COFINS e CSLL: 4,65%, ISS: 5%), do valor da TAC, para emissão da NF. Ou seja, a NF deveria ser de 2.703,72 (2.992,50 – 9,65%).

3-    A justificativa dele foi que o Banco paga esse imposto sobre o valor total da TAC, então ele cobra de mim esse valor, já que essa grana (minha TAC) vem para minha empresa. É como se fosse ele reter esses impostos "na fonte".

4-    Eu entendo ter essa cobrança, mas ele disse que, do valor líquido (2.703,72), eu ainda vou ter que pagar NOVAMENTE os impostos, pois esse valor entra como minha receite que aí tenho que pagar normalmente aqui. Aí que entra o problema. Não seria um pagamento em duplicidade? Por que eu tenho que pagar de novo o PIS, COFINS, CSLL e ISS?

Obrigado!
Leo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade