x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 100

acessos 83.547

conversao gps/darf

MARCELO BUENO TERADA

Marcelo Bueno Terada

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 8 maio 2020 | 11:40

Bom dia, 

Maria, com relação a consulta no e-cac, apos a aprovação e ou aceite pela rfb, tem um prazo de uns 6 meses para que seja disponibilizado no SISTAD para a apropriação, pelo menos foi o que ocorreu com o meu processo e a rfb informou

Armando Emmanuel Cavalcante Fervenca

Armando Emmanuel Cavalcante Fervenca

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 19 maio 2020 | 13:43

Boa tarde,
Preciso fazer a conversao de GPS para DARf de 08/2018 ate 13/2019
Empresa matriz com 2 filiais

Vi em todos os lugares que deve ser feito presencialmente, porem as unidades da RFB estao fechadas.

Alguem conseguiu fazer via E-CAC ? Se sim, é possivel me auxiliarem, tenho algumas duvidas

1- Dentro do E-CAC devo selecionar a opçao e-processos ( processos digitais ) ?
2- Qual etapa devo solicitar ? Abrir Dossie de atendimento ?
3- Dentro do dossie existem opçoes para escolher, mas nenhuma eu encontrei a opçao Conversao de GPS X DARF
Retificaçao de Documentos de Arrecadaçao ? Retificaçao de DARF ou GPS ?
Obrigado !!!

Gabriele Silva

Gabriele Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 19 maio 2020 | 14:18

Ótima tarde!

Armando,
1- Dentro do E-CAC devo selecionar a opçao e-processos ( processos digitais ) ? SIM
2- Qual etapa devo solicitar ? Abrir Dossie de atendimento ? ABRIR DOSSIÊ E DEPOIS FAZER JUNTADA DE DOCUMENTOS
3- Dentro do dossie existem opçoes para escolher, mas nenhuma eu encontrei a opçao Conversao de GPS X DARF
Retificaçao de Documentos de Arrecadaçao ? Retificaçao de DARF ou GPS ? RETIFICAÇÃO DE DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO DE GPS
Ainda, oriento que faça uma petição ou requerimento detalhando o ocorrido e requerendo a conversão, tendo em vista que o pagamento foi feito via GPS quando deveria ter sido feito em DARF Previdenciário. Faça uma planilha detalhando as contribuições devidas pelas filiais (se for o caso).
Após a conversão, os crédito aparecerão pra você no SISTAD, onde você deverá fazer a vinculação com os débitos confessados na DCTF Web.
Depois compartilha sua experiência aqui. 

Sigo a disposição!

Gabriele.

Armando Emmanuel Cavalcante Fervenca

Armando Emmanuel Cavalcante Fervenca

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 19 maio 2020 | 14:26

Ola Gabriele, boa tarde tudo bem ?
No meio desta loucura toda, ter que correr atras disso é complicado.
No documento de Pedido de Conversao, eu tenho que realizar a conversao de 08/2018 ate 13/2019, neste caso eu tenho que preencher essa ficha 1 para cada mes ? mes a mes ?
rsrsr..
obrigado e otima tarde !

Gabriele Silva

Gabriele Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 19 maio 2020 | 15:13

Uma ficha para cada competência.
Eu fiz para 5 competências. E fiz um para matriz e um para a filial.
Faça assim, faz um processo de uma competência e aguarda o deferimento; assim você vai "gravar" o passo a passo correto depois você vai fazendo 2 competências por dia. Em pouco mais de uma semana você termina a inclusão dos processos.
Controle os processos (números) e competências no excel senão vai se confundir na hora de consultar.

Armando Emmanuel Cavalcante Fervenca

Armando Emmanuel Cavalcante Fervenca

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 19 maio 2020 | 19:31

Boa noite,
Consegui entrar em contato na Receita Federal no Chat.. incrivelmente ridiculo, fui tirar minhas duvidas e ela disse que nao podia me ajudar.
Nao encontrei em nenhum lugar no site da Receita o passo a passo para realizar os procedimentos corretamente ou ate mesmo sanar as duvidas.

A minha situaçao atual:
1 empresa com 1 CNPJ raiz e 2 filais, recolhi de 08/2018 a 13/2019 1 gps para cada estabelecimento e agora preciso fazer a conversao para DARF.

Quando faz para a filial, o de mantem o CNPJ conforme GPS e o para eu coloco o CNPJ centralizador igual do DARF ?

Eu peguei as GPS dentro do site da Receita Federal, ja com a linha de pagamento registrada, serve ?

Obrigado !

 

Gabriele Silva

Gabriele Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 20 maio 2020 | 07:28

Bom dia

Quando faz para a filial, o de mantem o CNPJ conforme GPS e o para eu coloco o CNPJ centralizador igual do DARF? Centralizado na Matriz especialmente se apresentar a DCTF Web. Tudo é centralizado no DARF Previdenciário.

Eu peguei as GPS dentro do site da Receita Federal, ja com a linha de pagamento registrada, serve? Serve.

Faça de uma competência e aguarde o despacho. Dessa forma entenderá o procedimento certinho, depois só é repetir para as demais competências.

Ânimo! Bom trabalho.

Armando Emmanuel Cavalcante Fervenca

Armando Emmanuel Cavalcante Fervenca

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 1 junho 2020 | 09:16

Bom dia,

Abri o E-Processo somente de uma competencia, achei bem confuso dentro do site, tive que incluir documento por documento, Contrato Social, Documentos Pessoas + GPS Pagas + Pedido de conversao.

Enfim, foi negado, informando que:

Considerando que a documentação não guarda relação de pertinência com Retificação de GPS, deixa-se de analisar o
conteúdo dos arquivos anexados, nos termos previstos da IN RFB 1782/2018.

Alguem ja teve esse retorno ?
Obrigado!

MARCELO BUENO TERADA

Marcelo Bueno Terada

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 1 junho 2020 | 09:32

Bom dia, 

Pelo que eu saiba todos os processos referente e conversão da GPS teria que ser presencialmente, porem com a pandemia não tive mais informações referente ao processo, todos que foram feitos via ecac foram indeferidos....

Eduardo Matos

Eduardo Matos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 19 junho 2020 | 16:42

Marcelo Bueno Terada / Gabriele Silva / Prezados,

Boa tarde!

Meu pedido de conversão de GPS para DARF foi realizado em 24/09/2019 e somente este mês comunicaram o indeferimento. Motivo: "Não se configurou erro de fato no preenchimento do documento de arrecadação. Na hipótese de pagamento indevido, o contribuinte pode se valer da Instrução Normativa RFB nº 17/07/2017, a qual estabelece normas sobre restituição, compensação, reembolso e ressarcimento no âmbito da RFB". Detalhe: fiz o procedimento exatamente como orientado, nomeei os arquivos corretamente, assinei digitalmente (SVA), levei até a RFB e dei entrada com um fiscal lá. E mesmo assim indeferiram.

Novamente entrarei com um pedido, só que desta vez através do Processo Digital (Dossiê) Gabriele Silva , pois com a pandemia a RFB não está atendendo presencial.

Gostaria de saber se existe algo além dos documentos obrigatórios que eu possa estar anexando junto, para melhor entendimento do Fiscal que for analisar meu caso (ex: petição detalhando o acontecido, planilhas detalhando valores.)

Preciso muito dessa ajuda!

Gabriele Silva

Gabriele Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 19 junho 2020 | 17:10

Boa tarde

Eduardo, faça petição e se julgar válido o detalhamento na planilha, faça-o também. Tem casos que é melhor pecar pelo excesso. Além do mais o fiscal precisa realmente compreender os fatos ocorridos.

Bom fim de semana.

Eduardo Matos

Eduardo Matos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 19 junho 2020 | 17:24

Gabriele Silva

Obrigado, vou pelo excesso mesmo, quem sabe o Fiscal compreende melhor a minha solicitação. No seu caso, foi deferido dando entrada pelo processo digital ou presencialmente? Vi alguns relatos que no processo digital é difícil de eles deferirem.

Gabriele Silva

Gabriele Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 19 junho 2020 | 17:31

Fiz presencialmente mas temos uma em andamento para fazer eletrônico. Primeiro você dá entrada no CHAT que eles irão abrir o processo e depois você vai fazer a juntada de documentos, tá.

MARCELO BUENO TERADA

Marcelo Bueno Terada

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 20 junho 2020 | 08:47

Bom dia, 

È no minimo estranho esse indeferimento, ou a empresa não esta obrigado ao dctfweb ou o analista que verificou o processo o fez de forma errada, nesses casos seria necessário uma consulta presencial, porem estamos nesta situação de pandemia sera inviavel, verifique o processo que enviou detalhadamente pode ter passado alguma coisa, iria falar pra refazer digitalmente mas ja o fez então e aguardar....

Eduardo Matos

Eduardo Matos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 22 junho 2020 | 10:34

Marcelo Bueno Terada

Bom dia!

Verifiquei o processo de cabo a rabo e não há sequer um erro. A empresa em questão é obrigada a DCTFWEB. Refiz tudo, porém agora com uma petição e darei entrada através do processo digital. Seja o que Deus quiser.

MARCELO BUENO TERADA

Marcelo Bueno Terada

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 junho 2020 | 11:43

Bom dia, 
Eu acredito, o problema e as pessoas que analisam o processo cada um tem um posicionamento, boa sorte ao refazer o processo espero que dessa vez corra tudo ceto....

SANDRA APOLINARIO HONORIO

Sandra Apolinario Honorio

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 7 agosto 2020 | 11:14

Prezados,bom dia.
Meu problema é um pouco pior.
No caso meu antecessor não tinha muita intimidade com enviosdo eSocial/ DCTF, sendo assim teve uma sequência de erros:
1° - No de 2019 não atualizaram o FAP vigente, então estavamcalculando os encargos com base no FAP de 2018;
2° - Através do software de folha enviavam para SEFIP lançamentosde RPA, mas não subiam essas informações para o eSocial;
3° - Os valores a serem recolhidos se baseavam pelo envio da GFIP e quando iamconferir o valor no portal do ECAC visto que os valores não batiam ao invés de
corrigir faziam um guia complementar de GPS, resumo pagou-se DARF e GPS complementar
na mesma competência.
Logo quando entrei na empresa que foi agora em 2020, chamamos o consultor da
TOTVS (DATASUL), passamos essa situação e não conseguiram me dar uma solução ou
o caminho das pedras.
Precisoretificar todo esse processo, o FAP de 2019 segundo consultor não conseguimos
alterar mais, pois o sistema só aceita o FAP do ano vigente, o que eu gostaria
de verificar com auxílio e a experiencia de vocês se consigo unificar o valor
da GPS complementar com o valor pago em DARF.
 
Acreditoque ao retificar as informações no esocial dos RPA consequentemente irão alterar
os valores da competência (automaticamente irá subir como retificador na DCTF),
porém isso já foi pago via gps complementar o único erro foi não alterar o RAT.
 
Estounuma bola de neve, estou pensando em até pedir ajuda via consultoria.
 
Desdejá agradeço  a atenção de vocês.

Márcio Santos

Márcio Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 3 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2020 | 17:21

Marcelo, boa tarde.
Tudo bem?

Eu dei entrada numa conversão de GPS x DARF competência 08/2019 no dia 15/10/2019 e o processo só teve uma resposta por parte da Receita Federal no dia 11/05/2020, com a seguinte resposta em um dos anexos:

"Diante do exposto, e conforme orientações da Nota Codac n°02/2018, defere-se o pedido de conversão dosujeito passivo, da GPS à folha 15, sob o código 2100, para DARF código 5041 e encaminhe-se à DIORT/DERAT-SP,para os procedimentos de conversão previstos na Norma de Execução CODAC N° 1, de 27 de janeiro de 2012."

O processo continua ativo no E-CAC, não foi arquivado e esses débitos ref. ao mês 08/2019 continuam sendo considerados como pendências no Portal do E-CAC.

Minha dúvida é a seguinte:

Entendo que a Receita Federal deferiu a solicitação, porém, eu teria que fazer algum outro processo?

Como por exemplo: Devo encaminhar a outro setor todo esse arquivo ou fazer uma PERD-Comp ou algo do tipo?



Ana Paula Simon

Ana Paula Simon

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 10 novembro 2020 | 11:27

Márcio, bom dia!

Você precisa entrar no SISTAD, fica na aba de pagamento/parcelamentos, e atribuir o darf ao débito.

Também estou com um processo em andamento e já estou esperando aparecer o darf no SISTAD há 4 meses, só depois disso a pendência será baixada da situação fiscal.

ANA GABRIELA CRUZ

Ana Gabriela Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2021 | 14:33

Boa tarde, Prezados(a),

Quem abriu esse processo pelo e-cac precisou reconhecer firma no formulário?

Tenho que fazer varias competências  vou ter que fazer um formulário para cada, será que tem de reconhecer firma em todos formuláiros?

Atenciosamente,

Ana

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2021 | 14:58

Ana,

com relação ao reconhecer firma, não precisa pois o documento será assinado digitalmente.

pelas competências acredito que seja um formulário para cada.

Karine Oliveira Carbonieri

Karine Oliveira Carbonieri

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2021 | 19:00

Olá pessoal.

De entrada numa conversão de GPS x DARF em julho de 2020 e o processo teve uma resposta de deferimento por parte da Receita Federal no dia 12/08/2020.
O processo continua ativo no e-cac e os valores ainda não estão disponíveis no SISTAD.

As competências continuam sendo considerados como pendências no relatório Portal do E-CAC, inclusive sendo enviadas para a PGFN.

Alguém passou por situação parecida? 

Estou sem saber o que fazer, já tentei pelo chat, mas não dão resposta. 

Entendo que a Receita Federal deferiu a solicitação, porém, eu teria que fazer algum outro processo?

Karine Oliveira
Bacharel em Ciências Contábeis
Atuante em Departamento Pessoal
ane carollyne s frasson

Ane Carollyne s Frasson

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2021 | 23:51

Oi,

O meu caso é o seguinte... já fiz as conversões, o processo já foi deferido e o crédito já esta disponível para conversão,

Porem notificaram os débitos e foram para divida ativa, assim sendo não consigo fazer a alocação dos créditos pelo Sistad, 

Alguem já teve algum caso semelhante?

Ja fiz a solicitação para as inscrições da divida ativa ser retornada para o âmbito da Receita Federal, porem até o momento somente em análise 

Alguem vê alguma outra saída??

Karine Oliveira Carbonieri

Karine Oliveira Carbonieri

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2021 | 20:15

Ane.

Estou passando pela mesma situação que você. Parte dos débitos declarado na DCTF WEB foram para a dívida ativa, fiz o Pedido de Revisão de Dívida Inscrita e estou aguardando eles retornarem as pendências para o âmbito da RFB, mas não tenho ideia de quanto tempo isso pode levar. 

Você disse que no seu caso, os créditos já estão disponíveis para serem apropriados, você tem ideia de quanto tempo levou entre o momento que eles apresentam o relatório de conversão e a liberação no SISTAD?

Hoje tive uma atualização no processo de conversão, apresentaram as telas e extratos das GPS e dos DARF 5041, então acredito que houve a conversão, porém o valor ainda não aparece disponível. 

Estou apreensiva, pois a empresa já recebeu notificação de que a parte que resta das pendências da DCTF WEB também irão para a dívida ativa. Estou torcendo para ter o crédito liberado antes que toda a pendência esteja na dívida ativa e prolongue ainda mais esse processo. 

Se mais alguém puder relatar a sua experiência para nos ajudar!

Karine Oliveira
Bacharel em Ciências Contábeis
Atuante em Departamento Pessoal
ane carollyne s frasson

Ane Carollyne s Frasson

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2021 | 15:41

Oi Karine,

o meu problema foi solucionado no dia 19/02/2021, após ter feito requerimento pela PGFN em 11/12/2020 para considerar os créditos que já possuía para abater as inscrições na divida ativa,

eles fizeram manualmente pelo sistema o abatimento do valor que eu tinha disponível e a exclusão das inscrições, após 3 meses de espera,

porem eu ainda sigo na espera, pois para fazer essas alocação das inscrições da divida ativa eles bloquearam os valores que disponibilizaram pela conversão das GPS, que eu possui pelo sistad, ou seja, os débitos que não tinham ido para divida ativa ainda estou no aguardo do desbloqueio dos valores restantes para fazer as alocações, mas 80% do problema já foi resolvido,

no meu caso o processo total já esta levando 8 meses, já que protocolei os requerimentos de conversão em 17/06/2020  diretamente na Receita Federal, o credito para conversão só foi aparecer no Sistad em 11/12/2020 apos aparecer o def.... beeem demorado...  infelizmente o que depende de julgamento interno da Receita Federal, e não depende de sistema o processo é muito vagaroso e para piorar não temos nem com quem falar ou questionar essas demoras... aqui no Mato Grosso do Sul pelo menos se vai na Receita Federal não sabem de nada, total descaso
 
referente ao processo no meu caso, após aparecer as telas e valores e despacho para conversão, levou mais uns 4 dias uteis para aparecer no Sistad o credito para conversão

ANGELA KARINE

Angela Karine

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 16 março 2021 | 14:31

Boa tarde a todos!

Estou preenchendo o Formulário para converter GPS e DARF, mas estou com dúvidas...

Preciso preencher todos os campos destinado a conversão? Ou só o campo dos códigos da GPS e o da DARF?

Se eu tiver que preencher todos os campos... a empresa não é optante pelo simples... eu coloco o valor total da Guia no campo valor do INSS ou tenho que discriminar o valor principal e o valor das outras entidades?

Agradeço muito quem puder me ajudar!

Angela

ANA GABRIELA CRUZ

Ana Gabriela Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 12 julho 2021 | 11:45

Bom dia!

Para quem já fez o ajuste pelo Sistad, precisa ir na DCTFWEB novamente e abater os valores já pagos?

Ou agora é só guardar para os debitos sairem da situação fiscal?

Atenciosamente,

Obrigada.
Marcelo Bueno Terada

Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.