x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 634

Livro Caixa Carnê Leão

Reginaldo Luis Jorge

Reginaldo Luis Jorge

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 7 junho 2019 | 10:51

Bom dia caros colegas,

Será que alguém pode me auxiliar na minha dúvida, a saber:

Estou  escriturando o livro caixa/carnê leão de um profissional liberal, a guia de recolhimento do inss depois de paga, é necessário lançar no respectivo livro, pois o DARF quando pago tem a opção de lançar nas despesas não dedutíveis o INSS não.

Desde já agradeço à compreensão de todos.

Att:


Reginaldo

Reginaldo Luis Jorge

Reginaldo Luis Jorge

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 10:38

Boa dia
João obrigado pela atenção, mas acho que não fui claro na minha pergunta, O INSS estou lançando o valor no demonstrativo de apuração para dedução do IRPF, porém, depois de recolhido (pago) eu preciso escriturar no livro caixa, pois não há opção de lançamento de despesas, agora o IRPF recolhido (pago) há opção de lançamento em despesas não dedutíveis. Porque seu lançar no livro caixa valor do INSS e no demonstrativo haverá duplicidade de desconto.
Para confirmar a minha dúvida, então o lançamento deve ser feito somente no demonstrativo para dedução do IR no livro caixa não? 
Estou fazendo desta maneira, procede.

Muito obrigado mais uma vez, caso vc possa me auxiliar.

Luiz Carlos

Luiz Carlos

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 15:20

Ok Reginaldo... lance o INSS (dedução) somente no demonstrativo e assim calcule o IR mensal a recolher. Quando fizer a declaração de rendas da pf importe os dados do carnê leão que o sistema reconhece tal dedução.
Att, Luiz Carlos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.