x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 101

Retificação IRPF

Mildred Helena

Mildred Helena

Bronze DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 3 julho 2019 | 19:04

Colegas, preciso de uma ajuda.
Foi feita uma declaração de IRPF e entregue na data, trata-se de uma indenização  por rescisão de contrato de trabalho - Lançada no item 04 do tópico Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, além deste lançamento foi ainda informado na declaração o valor pago ao escritório de advocacia. Ocorre que houve retenção de imposto de renda pela Empresa no pagamento da rescisão que foi descontado pelo escritório de advocacia. Na elaboração do IRPF houve um ero no preenchimento do campo quanto ao imposto retido na fonte (foi lançado como imposto complementar - item 01 do item Imposto pago/Retido). sendo que o item correto de lancamento seria o 04, deste mesmo tópico, Imposto retido na fonte de titular. 
Quando foi verificado o erro, tentei fazer a retificação, mas o Sistema (tanto receita como e-cac) não permitia abrir o campo 04.
Fui ao posto da receita e o atendente me disse q não tinha sentido não abrir o campo. Pediu que eu retificasse excluindo a informação incorreto (item 01) e enviasse. Fiz isso no dia 26/06, e que depois de dois dias, processada a informação que eu abrisse novamente o sistema e enviasse nova retificação com a informação do campo 04 - imposto retido. Fiz todo o procedimento, inclusive deletei o programa e re-instalei, mas o problema persistiu, ou seja, não abre o campo 04.
Hoje fui novamente na receita e outro atendente me disse a mesma coisa, ou seja que eu deletasse completo o programa e fizesse uma nova declaração e ainda se não conseguisse que tentasse em outro computador. 
Fiz exatamente isso, todo o passo a passo e novamente o campo 04 não abre para que eu faça a nova retificadora e informe o imposto retido.

Desculpem a novela, mas alguém já passou por isso, tem alguma sugestão para a solução desse problema.
Agradeço imensamente se puderem contribuir,

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 4 julho 2019 | 20:27

Colega;
Aguarde o processamento, quando for processada vai informar a inconsistência, e voce vai imprimir o relatório e vai agendar a malha fina, pois provavelmente vai cair na malha. e la lhe orientaram os procedimentos. Mas para se garantir sobre possíveis dores de cabeça, formalize uma reclamação a Ouvidora relatando o Fato, e os passos que voce deu, inclusive as orientações recebidas as quais nao resultaram em nada . Mas tem um detalhe se o problema e seu, quer dizer de seu computador, nao vai dar em nada, mas se nao for será um elemento comprobatório de seu correto proceder, e elemento de impugnação caso lhe apliquem alguma penalidade pelo fato.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.