x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 277

Apuração de IRPJ e CSLL de Empresa Lucro Real Estimativa - Situação de Incorporação

Julia

Julia

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 8 julho 2019 | 17:27

Caros colegas, gostaria da ajuda de vocês.

Estou com a seguinte situação: em 28/08/2018 a empresa A, que tributada no Lucro Real Estimativa incorporou as empresas B e C. Procedemos conforme a lei determina: encerramos as empresas, fechamos as apurações, entregamos os Sped ECF e ECD situação especial das incorporadoras e incorporadas.

Após a incorporação, procedemos a apuração, só que consideramos o ano-calendário completo, de janeiro a dezembro, quando deveríamos ter apurado de 29/08/2018 à 31/12/2018. Percebemos o erro apenas ao preencher o Sped ECF.

Refazendo a apuração, surgiu a seguinte dúvida: podemos abater os impostos pagos pela incorporadora antes da incorporação na apuração feita após a incorporação? Ou entende-se que há dois fechamentos no ano de 2018, e portanto o saldo negativo não poderá ser utilizado para compensar as guias apuradas por estimativa?

Desde já agradeço,

Júlia Faustino
Analista Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.