x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 107

Cálculo de tributos

Pedro Soares da Rosa

Pedro Soares da Rosa

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 12 julho 2019 | 18:16

Olá, tudo bem? Espero que sim.
Atualmente tenho um sistema ERP, com controle completo de estoque, contas e emissão de NFE, sendo a parte de NFE a que traz mais problemas pois necessita do cadastro da parte fiscal de cada item, impostos, códigos e tudo o mais. Aqui chego ao ponto do meu post, gostaria de aperfeiçoar essa parte do meu sistema e gostaria da orientação dos amigos no seguinte. Como descubro se existe e qual a alíquota de ICMS, IPI, PIS, COFINS, ICMS ST, e por aí vai? Consigo todas essas informações apenas com o NCM do produto? Sei que existe uma tabela com a parte do IPI, TIPI se nao me engano, mas e para os outros impostos, existe algo do tipo? Agradeço qualquer ajuda, desde a indicação de alguma direção, ou a resposta de uma forma mais "mastigada". Acima de tudo agradeço a atenção de todos. Grande abraço! 

SIDNEY ALEIXO

Sidney Aleixo

Prata DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 15 julho 2019 | 11:13

Bom dia.

Quando vc diz, "tenho um ERP", significa que você é desenvolvedor ou utiliza um determinado ERP? Pedro Soares da Rosa

Aqui, todos nós aprendemos sempre um pouco mais!
Roane Pacheco

Roane Pacheco

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 17 julho 2019 | 11:33

Olá Pedro,
Aqui trabalhamos com uma consultoria chamada e-Auditoria que nos dá essas informações todas através da NCM do produto.
A alíquota do ICMS normalmente é padrão por Estado, se o produto for sujeito à substituição tributária teria que consultar o Convênio ICMS 142/2018 e a legislação do seu Estado para saber a MVA de cada produto. Quanto as alíquotas de PIS/Cofins precisamos saber se sua empresa é tributada pelo lucro presumido (0,65% PIS e 3% Cofins) ou lucro real (1,65% PIS e 7,6% Cofins). O IPI conforme você falou tem a TIPI com as alíquotas.
Atenciosamente,

Roane Pacheco

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.