x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 214

Incorporadora Imobiliária e intermediação de venda de imoveis

JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 24 julho 2019 | 11:01

Bom dia amigos,

Estou muito confusa com relação a esse assunto. Pela primeira vez vou trabalhar com incorporadora, sendo assim surgiram algumas duvidas, incorporadora pode trabalhar com intermediação de venda de imoveis? Essa empresa vai vender terrenos e imoveis que pertencem a terceiros. Outra dúvida, como fica a tributação dessas empresas, sei que não podem aderir ao simples nacional, mas andei vendo que existe um beneficio chamado RET para esse ramo, nesse caso a empresa seria lucro real ou presumido porém com essa tributação diferenciada?  Alguém me da uma luz por favor!!!

Aline Dias

Aline Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 24 julho 2019 | 11:54

Bom dia, Juliana!

Exato!
O RET é um regime diferenciado que inclui o IRPJ, CSLL, Pis e Cofins que incidem sobre a receita imobiliária, inclusive as receitas financeiras vinculadas à ela. 
As demais receitas devem ser tributadas de acordo com as regras do regime tributário da entidade.

JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 24 julho 2019 | 11:59

Aline Dias

Será que você poderia ser um pouco mais clara, ainda não consegui tirar todas as minhas dúvidas, inclusive surgiu outra mediante ao que você respondeu.  Quais seriam essas demais receitas? E a forma de tributação da entidade que você se referre, seria a tributação pelo lucro real ou presumido, caso ela tenha optado por uma delas?

Aline Dias

Aline Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 26 julho 2019 | 11:51

Claro, Juliana!

Vamos supor que essa incorporadora tenha aplicações financeiras. As rendimentos dessa aplicação não são receitas provenientes da atividade, correto? Portanto, nestes casos, a receita será tributada de acordo com o regime tributário que pode ser Lucro Presumido ou Lucro real como vocês mesma observou. Já a receita da incorporação deverá ser tributada através do RET (Regime Especial de Tributação).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.