x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 365

IRPF declaração retificadora pensão alimentícia

Maria Beatriz

Maria Beatriz

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Língua Portuguesa
há 4 anos Sexta-Feira | 27 dezembro 2019 | 15:34

Pensão alimentícia de meus filhos é creditada no meu CPF, por ordem judicial. Achei que poderia não colocá-los como meus dependentes e fiz a declaração de cada um deles em 2017,2018, 2019. O carnê leão foi pago.  Caí na malha filha e foi indicado pela Receita  que eu fizesse  declaração retificadora. Não consigo fazê-las (retificadora) on line no site da Receita Federal. Ao colocar o CPF deles como meus dependentes o sistema indica que já há declaração dos seus CPFs. Como devo proceder? Não tenho gravadas essas declarações entregues (2017 e 2018). A de 2019 tenho. Grata, 
Maria Beatriz

EDILSON

Edilson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Administrativo
há 4 anos Sexta-Feira | 27 dezembro 2019 | 16:43

Boa tarde Maria;
- Se vc tiver numero do recibo de IRPF 2018 e 2019, vc poderá criar um CÓDIGO DE ACESSO no site da Receita Federal eCAC, para acessar as declarações deles;

- Como vc só tem 2019, falta a de 2018, eles terão que ir numa agencia da Receita Federal e solicitar o numero da recibo IRPF de 2018 pra você criar o CÓDIGO DE ACESSO.

Maria Beatriz

Maria Beatriz

Iniciante DIVISÃO 2, Professor(a) Língua Portuguesa
há 4 anos Sexta-Feira | 27 dezembro 2019 | 21:15

A pensão alimentícia dos meus filhos é depositada no meu CPF e eu não a declarei na meu IRPF, pois não coloquei meus filhos como dependentes. Na declaração do pai , ao declarar o pagamento da pensão, ele indica que o pagamento foi feito no meu CPF, pois assim foi determinado pelo juiz A Receita cruzou os dados e viu que eu recebi a pensão mas não a declarei. 

Mateus Rocha

Mateus Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Jurídico
há 4 anos Quarta-Feira | 1 janeiro 2020 | 12:38

Maria Beatriz, boa tarde, aí não seria uma questão de fazer uma retificadora para colocá-los como dependente, se o pai deles já coloca-los como dependente no IRPF dele você não poderá colocá-los na sua declaração, é só a questão de provar a RFB que não consiste em renda sua mas pensão direcionada aos filhos conforme sentença judicial, logo é mera entrega de documentação comprobatória.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.