x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 125

IRPJ MEI - DUVIDAS

Jhennifer Souza

Jhennifer Souza

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 10:46

Bom dia Pessoal,
 
Estou com uma dúvida referente ao IRPJ MEI.
 
Eu sai da empresa em 2018 (não atingia rendimentos tributáveis para declarar IRPF) e em janeiro de 2019 eu abri um MEI ( Barbearia ), sendo que não tenho funcionários nem nada e nem emito nota fiscal.
A movimentação é  mais em dinheiro e alguns passam no cartão e ia para minha conta física normal.
Estou querendo abrir uma conta jurídica ,preciso declarar imposto de renda PF ou PJ ? Como vou comprovar os valores sendo que a maioria é em dinheiro ? 
 
Me ajudem , obrigada.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 10:55

Na sua questão, está explícito que vc já possui uma MEI, certo ?
Se sim, existe toda uma legislação a ser cumprida, como por exemplo, a declaração anual.
Há o cruzamento entre a conta corrente do titular da MEI com os rendimentos declarados.
Mei não é obrigado a emitir nota....
Se vc quiser abrir uma conta como PJ aí sim será bom emitir as notas e depositar os recebíveis nesta conta.....

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Jhennifer Souza

Jhennifer Souza

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 11:07

Bom dia Telma,

Sim, já tenho a empresa aberta.
Estou querendo abrir a conta no banco agora.

Essa declaração anual é a DEFIS ?

Mas e referente ao Imposto de Renda , preciso realmente declarar ? Se sim, somente P.J ou P.F tambem ? Lembrando que não tenho outra renda alem dessa. 

Por exemplo no salão tiro em volta de 4.000,00 por mês, e quando os cliente passam cartão geralmente é uns 1.500,00 por mês. E a conta que tenho no banco é poupança.

Ai que duvida.

Luis Felipe Oliveira Magalhães

Luis Felipe Oliveira Magalhães

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 11:08

Bom dia Jhennifer Santos,

Neste caso irá precisar fazer o levantamento dos valores recebidos nos serviços prestado, após o levantamento fazer a entrega do DANS SIMEI. Por fim verificar se o valor entra dentro da obrigatoriedade de declarar IR como pessoa física. 

Espero ter ajudado!

Caso reste alguma duvida  me mande um e-mail.

Att, 
Luis Felipe Oliveira
e-mail: @Oculto

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 janeiro 2020 | 16:45

Se vc recebeu em sua conta corrente pessoal mais de R$ 28.123,91 deverá declarar o imposto de renda.
Se na Declaração do MEI anual não ultrapassou 81 mil está OK, tem uma alíquota de presunção sobre o lucro...

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.