x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 400

COAF - Primeiros passos (dúvidas)

Fernando Cutrim

Fernando Cutrim

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 15 janeiro 2020 | 10:09

Pessoal, muito bom dia.

Estou iniciando meus passos como CNPJ de Contabilidade e tenho dúvidas quanto à obrigação do COAF:

Pelo que andei sondando com colegas da área, fui informado que todos contadores devem emitir a declaração de não transação, independente de ser vinculado a CNPJ ou não, isso procede? Se sim, nos anos anteriores eu não realizei esse procedimento, o que fazer?

Além disso,  para a declaração do meu CNPJ, eu preciso realizar uma pra cada cliente que possuo ou basta enviar o da minha empresa que todos meus clientes são considerados como informados?


Obrigado pelos esclarecimentos ! Desejo sucesso a todos!!

PRISCILA S ALMEIDA

Priscila s Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2020 | 09:25

Eu também apanho nisso!
Li essa pergunta e resposta dentro do site do CFC

É necessário fazer a comunicação ao Coaf - de não ocorrência - para cada cliente da organização contábil ou em nome da empresa privada ou órgão público para o qual presto serviços contábeis ou trabalho?Não, a comunicação ao Coaf - de não ocorrência - é de responsabilidade exclusiva e pessoal do profissional da contabilidade ou da Organização Contábil e por isso é realizada por meio do seu CPF ou do CNPJ, respectivamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.