x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 4.853

Venda de imóvel e Calculo de IRPF

luis marcelo chiesa franco

Luis Marcelo Chiesa Franco

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2010 | 10:28

Bom dia, gostara de informações sobre a venda de um imóvel e possível calculo de IRPF. Tenho um cliente que já tem declarado em seu IRPF um imóvel no valor de R$ 110.000,00, porém o mesmo efetuará a venda do bem no valor de R$ 190.000,00, e o dinheiro ele aplicará na construção de outro imóvel.

Minha dúvida está em calcular o Imposto de Renda sobre os R$ 80.000,00.

Abraços

MARIA ZILDA SCOTTON

Maria Zilda Scotton

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 17:22

Boa Tarde, amigos.

Gostaria de obter a informação qual sistema devo usar para calcular valor de aposentadoria, se porventura algum colega possa indicar um programa ou planilha que possa simular valores para apsosentadoria para daqui a cinco anos . Os cálculos disponibilizados pela previdência param no mês atual. Por exemplo uma pessoa quer simular o valor que deva recolher no decorrer de cinco anos futuros a fim de cuidar de valor que seja favorável no resultado a se aposentar. Aguardo dicas. Obrigado!!!

Marcos Roberto Marcio

Marcos Roberto Marcio

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a)
há 13 anos Domingo | 10 julho 2011 | 21:23

Olá!
Como preencho o campo relativo ao valor de aquisição de imóvel no programa de Ganho de Capital? Adquiri meu apartamento em julho/1995 com pagamento de entrada para a construtora. Somente em novembro/1996, assinei financiamento bancário e o paguei até julho/1999. Devo discriminar cada prestação paga ou posso colocar o total do contrato de compra e venda? Por outro lado, desde 1995 venho declarando todos os valores pagos e hoje meu apartamento tem um valor declarado de R$ 123 mil. Deve declarar esse valor como valor de aquisição? Que confusão! Obrigado por uma luz!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 15:03

Marcos,

O valor de aquisição do seu imóvel corresponde aos valores pagos, lançados separadamente pela data do pgto. no programa, pelo que você expôs os valores pagos dão R$123.000., mas deve lançar separadammente porque há umas deduções que o próprio programa faz de acordo com a data de pagamento, que pode diminuir o ganho de capital e automaticamente o imposto.

Leia atentamente as instruções do programa, há casos de isenções, ex:
venda de um unico imóvel que você possua - venda de um imóvel para compra outro imóvel, e etc. Na dúvida, te aconselho procurar um bom contador p/te ajudar.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade