x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 359

GPS GERADA COM CÓDIGO ERRADO

gizelly

Gizelly

Iniciante DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 4 anos Terça-Feira | 18 fevereiro 2020 | 18:18

boa tarde.  tenho uma dúvida. minha mãe ficou desempregada, e para ela continuar recolhendo a gps para aposentadoria eu gerei a guia com o código de pagto 1007. porém quando ela foi dar entrada em seu seguro desemprego deu bloqueado por causa dessa gps gerada. eles informaram que o correto seria o 1406 que é contribuinte facultativo. por favor se tiver alguém que possa nos orientar, pois ja fomos no inss e na receita federal. pediram para fazer um ped/comp para restituição dos valores. fizemos isso e não sabemos o prazo de resposta. ninguém sabe nos orientar. ela está muito aflita pois precisa dos valores. ela não conseguiu receber nenhuma das parcelas e já está indo para a 4ª parcela dela. 
agradeço a atenção.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2020 | 07:07

Colega;
A orientação do INSS deveria ser a correta, pois sao os procedimentos de interesse e responsabilidade deles. Entretanto se o erro foi de CÓDIGO ERRADO,  deveria ser feita e a correçao do código, porem como os valores que se originam sao diferentes, de um código e de outro, por isso eles falaram de fazer o PERD/COMP,   e recolher as parcelas corretamente. Eu acredito que a pessoa que foi ao INSS se orientar, talves voce mesmo creio eu, e pessoa leiga nesses trâmites burocráticos, e a explicação talves tenha sido outra, pois , o PERD/COMP  tanto se destina a pedido de devoluçao como de compensaçao, ou seja ficaria um credito a ser abatido de futuros débitos. Infelizmente, começou a coisa errada, exatamente por ter sido feita sem orientação adequada. Sugiro procurar um profissional  capacitado para lhe orientar e/ou resolver. Ou caso tenha dificuldades financeiras, procure o SESCON, caso tenha em sua cidade, para lhe darem assistência nesse caso. Outro detalhe, essas coisas que dependem do INSS e da SRF, atualmente esta demorando muito, portanto a melhor providencia e sua mae ir recolhendo as parcelas agora corretamente, ate esse enbroglio ficar resolvido e ai entao recolher as  erradas com a soluçao (quando Houver do PERD/COMP. ou compensação ou devolução do credito ( mais provável vai ser a disponibilidade do credito ,para futuros abatimentos em pagamentos.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
gizelly

Gizelly

Iniciante DIVISÃO 2, Bancário(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2020 | 09:50

Obrigada por responder sr. Manoel.  
O que tenho dúvida tbm é sobre as parcelas do seguro desemprego dela, que estão bloqueados por causa dessa bendita parcela gerada errada. Não sabemos mais o que fazer... Temo que aguardar esse crédito para depois receber as parcelas  do seguo desemprego? Ela está desesperada, pois necessita dos valores... É complicado...

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2020 | 12:18

Colega
 Imagino a aflição, porem com relação as parcelas do seguro desemprego, acredito que a historia seja outra. Desculpe a franquesa, mas parcelas de seguro desemprego que nao sao autorizadas, se referem a outros motivos, provavelmente ela se inscreveu como MEI, ai nao sai mesmo, , verifica a historia correta e nos peça orientação. Mas precisamos dos fatos reais, para uma orientação adequada. 
Abraço forte;
Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.