x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 26

acessos 3.048

SIMPLES NACIONAL

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 09:59

Altemar

de fato o governo ( Ministério da Economia ) fez esse anuncio

MAS , não falou que depende de aprovação por parte do Congresso/ Receita Federal / Comite do simples macional

no caso do simples ,   tem que verificar se nao vai sair logo 01  Resolução do simples sobre isso

sem isso, é apenas "papo furado"

Márlus

Lucilene

Lucilene

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 10:48

Bom dia a todos.

Também estou esperando sair alguma medida provisória, lei, decreto e etc.

Já tem clientes perguntando!

O governo anuncia isso na TV e não nos dão o respaldo necessário e como sempre ficamos pra trás.

Lucilene

Lucilene R. Pereira
Frederico Marcondes

Frederico Marcondes

Bronze DIVISÃO 5, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 11:11

Bom dia!
Infelizmente os governos sempre fazem a bagunça e cai no nosso colo.
Lembrando que ISS e ICMS não entrarão nessa medida, dependendo de cada município e  estado. 
Pelo que li o INSS e o FGTS também serão postergados.
Vamos aguardar alguma coisa oficial.

Ps. Pensem no fluxo de caixa do cliente que terá que pagar esses valores mais a frente.

Frederico Marcondes
RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 13:24

Existe a determinação pelo Ministério da Economia, porém falta a "regulamentação".
Vamos aguardar Receita Federal e Comitê Gestor se pronunciarem a respeito.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
Lucilene

Lucilene

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 18 março 2020 | 14:05

Exatamente Frederico

Ps. Pensem no fluxo de caixa do cliente que terá que pagar esses valores mais a frente.

Na verdade quem não está pensando muito nisso são os empresários!
Ja estou recebendo ligações de clientes querendo saber se é verdade, se tem que pagar, sem nem pensar nas consequencias que isso pode causar.

Lucilene R. Pereira
Leticia Abreu

Leticia Abreu

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 08:08

Bom dia!
Alguém dá emitiu o DAS 03/2020 com vencimento conforme liberaram que será p´/ 30/10/2020?
Fiz uma simulação no site e ainda sai com a data 20/04/2020.

Alex Similli

Alex Similli

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 08:27

Bom dia.

Fiquei com a mesma dúvida. Automaticamente o sistema PGDAS colocou a data de 20/04. Coloquei manualmente uma data superior a dia 20, e gerou multa. Creio que eles devem estar trabalhando em alguma forma de atualização.

Enquanto isso, temos que dar as explicações aos clientes.

KARINA

Karina

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 09:02

Bom dia tudo bem?

Pessoal estou na dúvida quanto ao ICMS e ao ISS. No caso o vencimento será conforme legislação de cada município e estado ou teríamos que emitir um DAS AVULSO somente com o valor de ISS ou ICMS?
Pois até o momento não houve prorrogação nesses tributos, e tem locais que o vencimento de ISS é dia 5 no caso esse mês será dia 03. Acho meio difícil prorrogar esses tributos.

Alguém poderia me ajudar com essa dúvida?

Danilo F. Landgraf

Danilo F. Landgraf

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 09:22

Bom Dia!!

Ouvi de um grupo de contadores que o Comite Gestor do Simples Fará uma reunião essa semana ainda para decidir sobre os Recolhimentos de ICMS e ISSQN.
Minha opinião, aguardarem até Segunda Feira para estarem gerando as guias do Simples Nacional.

OBS: hoje de manha também fui uma guia de recolhimento e a mesma saiu com vencimento para 20/04/2020, desta forma entendo que o sistema ainda não foi atualizado, devido os Estados e os Municípios não terem aderido a prorrogação.

Quem nunca ERROU, nunca TENTOU.
Aline dos Santos Montani

Aline dos Santos Montani

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 09:23

Bom dia!

Também acabei de transmitir um e a data continua dia 20/04.
Alguém sabe me dizer se isso será opcional ao cliente? Tenho alguns que podem não querer aderir.
Eu não vi em nenhum lugar que seria opcional igual ao FGTS.

Se puderem me ajudar, agradeço.

Aline dos Santos Montani

Aline dos Santos Montani

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 09:30

Bom dia, Danilo.

Obrigada! Mas vc sabe me dizer se a opção será feita no momento da geração do tributo?
Sei que ainda não atualizou, mas eu não vi dizendo em lugar nenhum que seria opcional.

Danilo F. Landgraf

Danilo F. Landgraf

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 09:34

Entendo que, como o sistema esta gerando a guia normalmente com vencimento para 20/04.
as empresas que desejam recolher dentro desse prazo, basta apenas fazer o recolhimento.

Obs: na Resolução diz que, o contribuinte que recolher as guia no prazo, não será possível solicitar restituição.

Quem nunca ERROU, nunca TENTOU.
João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 09:34

Eita, gerei aqui e deu vencimento em 20/04/2020.
Será que virá uma atualização, e terei que retificar??

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
MAYARA ORTIZ

Mayara Ortiz

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 09:41

Bom dia Prezados,

Estamos transmitindo as declarações com a data que está no sistema mesmo, caso o cliente não consiga efetuar o pagamento iremos emitir o DAS novamente.
Infelizmente, teremos que aguardar a atualização do sistema, pois o nosso serviço não pode parar.

Vamos conversando!

Atenciosamente,

Mayara Ortiz

ALESSANDRO GUIMARAES

Alessandro Guimaraes

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 09:51

Prezados , vamos aguardar uma resposta do comite Gestor , ja vi profissional colocando os impostos federais com exigibilidade suspensa  e não é o caso, a orientação é que iria emitir 2 guias uma com a prorrogação e a outra com vencimento normal....

Como devo preencher a guia de pagamento do Simples Nacional nos meses de abril, maio e junho?
Por meio do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - Declaratório (PGDAS-D) , que o contribuinte já está acostumado a utilizar todos os meses, haverá a emissão de dois Documentos de Arrecadação do SN (DAS) um para os tributos federais e outros para os demais tributos, com os respectivos vencimentos.

ANA PAULA FATOBENI

Ana Paula Fatobeni

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 10:01

Bom dia!

Eu acredito que como os impostos federais terão prorrogação, os estaduais e municipais vão acabar aderindo também.
O melhor a fazer é esperar essa reunião do  Comitê Gestor antes de apurar os impostos.
Vamos aguardar a Atualização!

Danilo F. Landgraf

Danilo F. Landgraf

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 1 abril 2020 | 12:52

BOA TARDE

O DR. GUILHERME AFIF POSTOU A SEGUINTE ORIENTAÇÃO EM SUAS PAGINAS:

"Atenção empresários optantes do Simples Nacional: devido a pandemia do novo Coronavírus, os tributos FEDERAIS tiveram seus vencimentos prorrogados por seis meses. Por falta de consenso nas arrecadações estaduais e municipais a orientação do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGNS) é para não emitir o DAS da competência do mês de março de 2020 (03/2020) antes da decisão final deste Comitê, marcada para sexta-feira (03/04/2020)."

Fonte: https://www.facebook.com/guilhermeafif/

Quem nunca ERROU, nunca TENTOU.
fabiano piffer

Fabiano Piffer

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 3 abril 2020 | 09:22

no portal do simples nacional consta essa nota abaixo:  esse negocio de gerar avulso ISS e ICMS é ridículo, vai gerar uma confusão, tem guia que nao vai atingir 10,00 ai vai ficar devendo com risco de prefeituras com a de São Paulo excluir do simples no final do ano é uma palhaçada!!!

nota:
Prorrogação dos Tributos Federais no Simples Nacional - 02/04/2020A Receita Federal do Brasil informa que os ajustes nos sistemas em virtude da prorrogação dos tributos federais no âmbito do Simples Nacional, conforme Resolução CGSN nº 152, de 18 de março de 2020, estão em andamento.
 
Os procedimentos operacionais serão detalhados em ato a ser publicado na próxima semana.
 
Enquanto isso, o contribuinte pode utilizar o serviço Emissão de DAS Avulso, no portal do Simples Nacional, para gerar o DAS relativo aos tributos ISS e ICMS do período de apuração (PA) 03/2020. Atenção ao utilizar o DAS Avulso, para informar os valores devidos desses tributos por ente federado. Orientações sobre o serviço podem ser consultadas no Manual do PGDAS-D, item 6.8.4.
Esse procedimento não se aplica ao MEI, que deverá aguardar a atualização do PGMEI para gerar seus DAS.
 
Alertamos que não houve prorrogação para parcelas de parcelamento.

SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 4 anos Segunda-Feira | 13 abril 2020 | 10:25

entao no momento so devemos gerar o DAS do ISSQN (DAS avulso)?
Pois aqui quando tento gerar o DAS total, sai com data de vencimento em 20/07/20...

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.