Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 1.252

Contribuição do INSS descontado no 13o não é contabilizado no informe de rendimentos

Sergio Moraes

Sergio Moraes

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Edifícios
há 4 anos Terça-Feira | 7 abril 2020 | 17:08

Oi, analisando o informe de rendimentos do meu empregador, no campo "02. Contribuição Previdenciária Oficial" da seção "3. RENDIMENTOS
TRIBUTÁVEIS, DEDUÇÕES E IMPOSTOS RETIDO NA FONTE", mostra um valor X das contribuições para o INSS que fiz.

Ao somar todos os descontos do INSS pelo holerite (12 salários) o valor da soma é igual.
Mas tem o 13o salário em que houve o desconto da contribuição do INSS que não é considerado no informe de rendimentos (campo 3 acima) e nem no CNIS.

Então minha pergunta: no campo 02 acima não deve ser considerado a contribuição do INSS  do 13o salário ?

Pois se eu adicionar esta contribuição do INSS do 13o salário, no campo 02, isso influencia no valor a restituir/pagar no fim da DIRPF.

Perguntei para o pessoal de folha de pagamento da minha empresa e a instrução é preencher apenas o valor líquido do 13o no campo "01. Décimo Terceiro
Salário" da seção 5. Como o 13o salário é tributação exclusiva, para fins de DIRPF, não importa se o valor do 13o salário ter descontado ou não essa contribuição do INSS.

Pelo doc abaixo, toda contribuição INSS deve ser deduzida.

DEDUÇÕES PERMITIDAS
312 - Quais as deduções permitidas na legislação para determinação da
base de cálculo do imposto sobre a renda?

as contribuições para a Previdência Social da União, dos estados, do
Distrito Federal e dos municípios (Leinº9.250, de 1995, art. 4º,
inciso IV; e Regulamento do Imposto sobre a Renda -RIR/2018, art. 710,
aprovado pelo Decreto nº9.580, de 22 de novembro de 2018)
http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020/perguntao/p-r-irpf-2020-v-1-1-2020-03-13.pdf

Mas minha pergunta não é sobre o preenchimento da DIRPF, mas sim sobre a contabilização da contribuição INSS sobre o 13o salário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.