Paulo Queiroz Fernandes Junior
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)respostas 9
acessos 30.861
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Jose Alves
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Oi, Paulo!
Quais as despesas de folha de pagamento que englobam o cálculo do fator R no anexo V do Simples Nacional?
» É a Folha de Pagamento do período de apuração, que soma as despesas com salários, encargos e pró labore dos últimos 12 meses.
O que são e quais são os encargos sociais?
Trata-se do conjunto de obrigações que você deve pagar mensal ou anualmente a seus funcionários – além do salário, claro.
Costumam ser chamados encargos sociais:
» Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (Parte do Empregado, Patronal, Pro-Labore e Autônomo)
» Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS» Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PIS/PASEP
» Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa Decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho – GILRAT
» Salário Educação (emprego no setor privado empresarial)» Contribuição para o Sistema S – SESC/SENAC, SENAI/SESI, SEBRAE, INCRA
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia Jose Alves, agradeço sua resposta, pelo que andei pesquisando, inclusive no perguntão simples nacional a parte descontada do funcionario não entra no calculo já que não sai do bolso da empresa, entra somente a parte patronal.
Alem da parte patronal entra o CPP recolhido no DAS.
www8.receita.fazenda.gov.br
ver pergunta 5.11
Jose Alves
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Naty Lima
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBoa noite, estou com uma situação onde ainda surge duvidas, referente o que entra para efeito de calculo .
1º no caso exemplo: Salário bruto R$ 2.22600 no caso irei informar o valor bruto + fgts + inss + ir +cpp, para calculo de fator r? pois inss e ir são descontados do funcionario.
2º a empresa existe a mais de 2 anos porém começou a faturar e ter folha a 5 meses, como proceder? calcular encima dos 5 meses de folha e faturamento?
3º dentro dos 5 meses não vinham informando a folha no pgdas(colocavam zero), preciso retificar antes desta comp. q irei fazer ou pode ser depois?
Yasmin
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente FiscalPessoal, valores de rescisão entra no cálculo do fator r?
Pedro André Dias
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Distribuição de lucro a sócio, visto que é rubrica lançada no contra-cheque, ainda que isenta de IR, é computada como despesa com folha?
Joao C.
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde pessoal ... vi várias perguntas e respostas e ainda fiquei com dúvidas por algumas parecem divergir e por isso vou questionar os colegas da forma abaixo para mim ter mais segurança.
Ex. Pro labore bruto no mês 01/xx = 5.000,00 - inss 550,00 - irrf ficticio = 200,00 = pro labore liquido = 4.250,00 pago no final do mesmo mes 01/xx.
o INSS e o IRRF desse mês 01/xx normalmente serão pagos no mês 02/xx.
MEUS QUESTIONAMENTOS -
1 - qual valor a ser usado para calculo do fator R ref. ao mês 01/xx ?? só o valor de 4.250,00 ref. ao valor liquido do Pro labore efetivamente pago no mesmo mês 01/xx ou o valor geral bruto dos 5.000,00 mesmo que ainda não sejam pagos dentro do mês??
2 - se o correto é usar somente o valor liquido efetivamente pago no mês 01/xx daí o INSS e o IRRF que serão pagos no mês 02/xx deverão ser computados no fator R do mês 02/xx ??? ou caso ocorra o atraso no pagamento da guia entrarão no calculo do mês em que as guias forem efetivamente pagas???
Fico no aguardo do auxílio dos colegas .... Obrigado
Thiago Souza
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa noite,
Não consegui encontrar onde no Perguntão instrui a não considerar os valores de INSS descontados dos funcionários. Até onde sei deve ser considerado o salário bruto. Alguém poderia me dizer onde encontro tal informação?
Clara Cristina Henriques Gomes
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde!
RPA entra na base das despesas consideradas no fator R?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade