x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.296

IRPF "híbrido" CLT/MEI

Yago Dorea

Yago Dorea

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Computação
há 3 anos Terça-Feira | 26 maio 2020 | 00:11

Olá, tenho uma dúvida pra um caso bem específico na declaração do imposto de renda PF. Ano passado eu trabalhava numa empresa no regime CLT, retendo IR na fonte, INSS e etc. No meio do ano passei a trabalhar como MEI.

Consigo encontrar na internet as regras pra declaração de imposto de renda quando se é CLT ou MEI, mas não sei o que fazer nesse caso que tenho as duas situações no mesmo ano...

A regra do MEI de "rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70" vale só pra o que recebi de meu próprio CNPJ?
Ou tenho que colocar o que recebi da empresa enquanto trabalhava CLT também?
Nesse caso qual o valor que coloco? É o valor bruto do salário ou após o desconto do INSS (base IR)?

Desde já, obrigado!

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 26 maio 2020 | 11:33

Bom dia.

Yago,

Para você não correr risco de cair na malha fina da Receita Federal, te aconselho a procurar um contador que poderá auxiliá-lo na preparação da sua declaração do imposto de renda pessoa física, bem como fazer a entrega da declaração do imposto de renda do MEI (caso não tenha feito) e apurar corretamente os rendimentos isentos e/ou tributáveis que porventura você tenha retirado da empresa MEI.

atte,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 28 maio 2020 | 14:43

Yago Dorea,
Boa tarde!
Se a soma de todos os teus rendimentos tributáveis ("CLT + MEI") recebidos em 2019 for superior a R$ 28.559,70, então estás obrigado a declarar.
O ideal é que a empresa te forneça o "comprovante anual de rendimentos" do ano de 2019, e aí é só copiar os dados para a tua declaração. Dessa forma, os valores que ela informou à Receita Federal vão "bater" com os que você informar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.