x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 4.351

Como declarar no IRPF - Aluguel de Veículo recebido por fonte pagadora PJ

Valeska Di Domenico dos Santos

Valeska Di Domenico dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 26 maio 2020 | 14:54

Boa tarde,

Sou empregado de empresa privada (PF) e alugo meu veículo para a empresa a qual trabalho, recebo valor mensal referente a locação do mesmo sem qualquer desconto do IR sobre este montante (não é pago junto ao salário), nos anos anteriores a empresa não entregava a DIRF com estes valores referente ao aluguel do veículo, neste ano de 2019 a empresa mudou o processo e passou a entregar a DIRF, sendo uma surpresa para todos os funcionários, sendo estes valores referente a aluguel de veículo rendimento tributável recebido de PJ, minha dúvida é a seguinte:

-  tenho despesas ao longo do ano com o veículo, ex. IPVA, manutenção mensal ( lembrando que trabalho todos os dias por 8 horas diárias com o veículo), posso deduzir estes gastos no IRPF?

DIEGO RUDEK

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 14:46

Não.

Primeiramente o valor recebido da pj pela locação configura rendimento tributável sujeito a tributação conforme tabela progressiva, conforme RIR/18.

Considerando que não é a pf a prestar o serviço, mas sim o objeto da questão é a locação do veiculo não há que se falar em deduzir as despesas de manutenção do bem.

Base Legal: RIR/18 e IN RFB n° 1.500/2014.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.