x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 418

ICMS aliquota 4%

Natalie Paulina

Natalie Paulina

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 8 junho 2020 | 16:03

Boa tarde!
Tenho uma empresa do simples e uma empresa do lucro presumido, ambas no PR com aliquota interna de 18%, que receberam uma nota cada uma no valor de 2000, sendo o cst 100, destacado o icms a 4%.
Como faço o calculo desses dois diferenciais?
Para o simples eu devo informar antecipação da destda, e recolher 14% sobre o valor de 2000? esta certo  isso? e para o lucro presumido?

Celli Gomes

Celli Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 9 junho 2020 | 09:17

Natalie Paulina bom dia.

Para qual  finalidade  foi adquirida essa mercadoria?
Pois você menciona o calculo de diferencial, então seria para uso correto?

Pois se for adquirida para revenda precisa verificar se tem protocolo de acordo entre os estados .



Celli Gomes

Celli Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 9 junho 2020 | 09:54

Natalie Paulina ola.


O diferencial de alíquotas é o valor do ICMS a ser recolhido pelo contribuinte paranaense nas operações interestaduais de aquisição de mercadorias ou bens destinados ao uso ou consumo ou ao ativo permanente do estabelecimento, obtido pela diferença entre as alíquotas interna do produto no Estado do Paraná e a interestadual utilizada na operação. 

Para os contribuintes do Simples Nacional, o recolhimento deverá ser efetuado por meio de GR-PR, na data da ocorrência do fato gerador.Para os contribuintes do Regime Normal de Apuração o valor do diferencial de alíquota deverá ser lançado na escrituração fiscal.
Código: 141-4.

JOAO C.

Joao C.

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2021 | 10:00

Bom dia

Se puderem me ajudar informando aonde eu declaro o valor da diferença de aliquota de produtos (papel) adquiridos de SC para usar como matéria prima de uma gráfica do PR. A mercadoria tem aliquota de 4% e quando vendida pela gráfica sai sempre com nota de prestação de serviços .... Seria antecipação COM ou SEM Encerramento ?? e por qual motivo ??

Aguardo ... Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.