x
2020-06-11T14:24:51-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 354

IRPF 2020: Rendimentos de aluguel recebidos por portador de moléstia grave

há 32 semanas Quinta-Feira | 11 junho 2020 | 14:24

Prezados (as) Senhores (as)

Boa Tarde!

No IRPF existe um campo que é preenchido para pessoas que são portadoras de moléstia grave, ficando assim o rendimento isento de cobrança. Os rendimentos mais comuns que entram neste campo são os de Salário e Aposentadoria.  

Pergunta:

1 - Quando um portador de moléstia grave recebe rendimentos de Aluguel, ele pode colocar o valor recebido no campo de "rendimentos recebidos por portador de moléstia grave"?

2 - Existe alguma orientação da Receita Federal com relação a essa questão?

3 - Quais os procedimentos legais que devem ser tomados, para que os rendimentos de alugueis, se tornem isentos de cobrança, visto que o declarante é portador de moléstia grave?





há 32 semanas Quinta-Feira | 11 junho 2020 | 16:07

Boa tarde Tereza, bom a legislação prevê a isenção do imposto de renda para portadores de doenças graves sobre os rendimentos relativos a aposentadoria, pensão ou reforma (outros rendimentos não são isentos), incluindo também a complementação recebida de entidade privada e a pensão alimentíciaBoa tarde Tereza, bom a isenção de imposto de renda da Pessoa Física por motivo da moléstia grave não dispensa o contribuinte de apresentar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física caso se enquadre em uma das condições de obrigatoriedade de entrega da obrigação. Bom a legislação prevê isenção do imposto de renda para portador de doenças graves sobre rendimentos relativos a aposentadoria, pensão ou reforma (outros rendimentos não são isentos), incluindo a complementação recebida de entidade privada e a pensão alimentícia..

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.