x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 62

IRPF 2020 - Financiamento e Aposentadoria anos anteriores não declarados

Raphael Nepomucena

Raphael Nepomucena

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 3 anos Sábado | 20 junho 2020 | 01:29

Boa noite!

Hoje recebi uma mensagem de uma colega do trabalho para fazer a entrega do IRPF da mãe dela, porem ela me apresentou duas situações:
1 - Ela tem o financiamento de um apartamento desde 2016 e nunca declarou ele;
2 - Ela começou a receber aposentadoria em Outubro/18, porem não declarou esse valor em 2019.

Ações
1 - Para o financiamento, eu posso lançar o valor total pago entre 2016 e 2018 no saldo inicial de 2019 e os pagamentos do ano/saldo final ou devo retificar as declarações anteriores para incluir esse bem?
2 - Para a aposentadoria não declarada em 2018, o ideal é retificar esse declaração e incluir o valor, certo?

Agradeço a atenção e quem puder me ajudar.

Abraços.

DIEGO RUDEK

Diego Rudek

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 13:17

Em ambos os casos deverá retificar a DIRPF. 

Não há previsão legal para totalizar o valor do financiamento não declarado de uma unica vez, visto que o saldo entre 31/12/01 e 31/12/02 irão refletir a totalidade paga dentro do ano.

Caso o contribuinte esteja na obrigatoriedade conforme IN RFB n° 1.924/2019 o correto é retificar a informação apresentada com as devidas adequações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.