x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 848

MEI - Despesas do MEI para cálculo de lucro no IRPF

Lucas Oliveira

Lucas Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Qualidade
há 3 anos Quarta-Feira | 24 junho 2020 | 00:21

Olá, eu sou MEI, e já fiz a declaração anual, porém estou no momento de fazer a IRPF.

Eu trabalho em casa como MEI, e as contas de aluguel, luz, internet, etc estão em meu nome PF. Essas despesas de água, luz, telefone, internet, aluguel entram como despesas operacionais do MEI, mesmo que não estejam ligadas ao meu CNPJ?



William P. Da Silva

William P. da Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 25 junho 2020 | 12:21

Boa tarde!

O valor referente as despesas de luz, água, etc, quando o MEI utiliza a própria residência é de 1/5 do valor total da despesa, desde que elas estejam em nome do proprietário do MEI.

Base legal: Parecer Normativo CST nº 60 de 20/06/1978

Bruna S

Bruna s

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 2 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2022 | 17:11


Um MEI que é comércio, e tem as notas fiscais de compras todas no CNPJ, essas notas fiscais podem ser consideradas como despesas para o calculo  de apuração do lucro (receitas- despesas= lucro) ? ou para servirem como despesas precisam estar registardas na contabilidade da empresa (balanço, dre) ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.