x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 6.659

Devolução de Uso e Consumo - cst de pis e cofins

Fernando Prado

Fernando Prado

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 30 junho 2020 | 11:22

Bom dia!

Preciso de ajuda na seguinte questão: Dei entrada em 2 notas fiscais na empresa de compra de material destinado ao uso e consumo, não destaquei ICMS e o PIS e COFINS também não. Porém agora irei fazer a devolução dessas duas notas, sei que o ICMS eu posso destacar (a nota de origem veio) e fazer ajustes dentro do Sped Fiscal. Porém estou na dúvida qual cst de pis e cofins usar nas notas de devolução, a de origem os produtos vieram no cst 01. Ressalvo que não me creditei desse pis e cofins.

Se alguém já passou por essa situação, poderia estar me orientando? Devo devolver esse pis e cofins ou uso o cst 49 mesmo? Tem algum ajuste no Sped Contribuições? 

William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 30 junho 2020 | 11:26

Fernando Prado bom dia.

    Eu faco da seguinte maneira, emito uma nota espelho com todos os dados de PIS/COFINS e ICMS e envio para o fornecedor sendo que quando importo para o meu sistema fiscal/contabil faço as alterações sendo assim quando vou gerar os arquivos EFD FISCAL E CONTRIBUIÇÕES a nota já vai certinha sem tem que mexer no programa da receita. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.