Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 90

Empréstimos e Bens na Declaração de IR

Lays Alves Corrêa Rossmann Schreiber

Lays Alves Corrêa Rossmann Schreiber

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 30 junho 2020 | 18:58

Pessoal, boa noite a todos os colegas de profissão. Esses dias ouvi a seguinte situação, e gostaria de saber se é permitido e legal. Determinada pessoa, firmou um compromisso de compra e venda. Deu um valor de entrada, e o restante vai pagar no ato da escritura. O valor dado de entrada, foi decorrente de um empréstimo com o pai dessa pessoa. Segundo a pessoa que me contou, o rapaz não tem rendimento próprio. E lançou no imposto de renda dele, o empréstimo com o pai e também o imóvel que consta no termo de compromisso de compra e venda. Ótimo. O que eu não compreendo é: é realmente legal tomar empréstimo de pessoa física? O termo de compromisso de compra, já dá suporte para entrar nos bens e direitos do contribuinte? Desde já agradeço quem puder me esclarecer a respeito.

Nenhuma alta sabedoria pode ser atingida sem uma dose de sacrifício.
C. S. Lewis
William P. Da Silva

William P. da Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 1 julho 2020 | 09:24

Bom dia!

1) Quanto a empréstimo com pessoa física, não vejo impedimentos, só lançá-lo em "Dívidas e Ônus Reais" com a discriminação correta.

2) Declaração de imóvel : Pelo que entendi ele será pago com essa entrada mais uma única parcela correto? Ele só pode declarar o imóvel quando tiver a escritura em seu nome, até lá o trato pode ser desfeito. Se a entrada foi em 2019, porém a quitação e  a transferência só ocorrerem em 2020, aconselho lançar em "Dívidas e Ônus Reais" o valor pago em 2019, e o saldo a pagar, encerrando a transação em 2021, passando o imóvel para o nome dele, lance saldo pago nessa mesma ficha e transfira o valor total  pago do imóvel para "Bens e Direitos".

Lays Alves Corrêa Rossmann Schreiber

Lays Alves Corrêa Rossmann Schreiber

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 1 julho 2020 | 09:36

Bom dia William, tudo bem?
Obrigada pelas informações. Eu fiquei em dúvida e curiosa, porque sempre ouvi que não se pode emprestar dinheiro, por ser considerado agiotagem... 

Nenhuma alta sabedoria pode ser atingida sem uma dose de sacrifício.
C. S. Lewis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.