Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 141

Irpf relacionado a construção civil

Fabiano Francisco dos Santos

Fabiano Francisco dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 11:49

Bom dia, sou contador, porém atuo desde minha formação na área pública, sendo assim não possuo muito conhecimento na área privada, estou com a seguinte dúvida no meu ir, irei iniciar uma construção em um terreno cujo o mesmo já consta em meu irpf, sei que posso declarar as despesas com a obra no ir em construção, tendo assim após isso um item "casa" no irpf e não mais os itens "terreno e a construção", sei que para isso tenho que guardar as NF e/ou recibos das despesas com a construção para "atualizar" este valor do meu bem, porém um conhecido que possui construtora diz que é abitual não usar as NF e recibos, e sim utilizar o valor do cub/estado conforme o padrão da construção, visto que a própria receita se utiliza do valor do cub para cálculo do INSS da obra. Pergunto, é possível utilizar o valor do cub para atualizar este valor em minha declaração ou somente é possível com NF, recibos? Não será obra financiada. Se puderem me ajudar, obrigado desde já.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 14 julho 2020 | 13:17

Fabiano

Só conheço com notas e recibos, vai por este caminho que será mais fácil.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.