x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 5.196

Balanço de Encerramento Estimativa Dezembro

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 09:53


Por gentileza, alguém poderia me explicar o recolhimento da Estimativa de Dezembro.

1- A Lei diz que a empresa Lucro Real deve obrigatoriamente fechar Balanço em 31/12, se fechou Balanço não tem Estimativa a Recolher.

2- A Lei diz que deve-se compensar no fechamento do Balanço o Imposto efetivamente pago, como vou compensar o valor de Dezembro que ainda será pago no final de Janeiro.

3- Não seria mais simples, se a Estimativa de Dezembro for menor que o valor do ajuste anual, recolher o ajuste, já que fechou o Balanço e se for maior também recolher o ajuste, para que pagar mais apenas para pedir compensação depois.

4-Desta maneira não seria mais simples desprezar a Estimativa de Dezembro, ou será, que a receita faz isto apenas para confundir a cabeça do Contabilista.

Se alguém puder me ajudar, eu só quero entender qual o raciocinio do Fisco para recolher a Estimativa de Dezembro.

Obrigado.

Roberto.

JACSON DA SILVA RODRIGUES

Jacson da Silva Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 março 2010 | 12:03

Roberto, o calculo da estimativa de dezembro é o mesmo que é feito com as estimativas dos meses anteriores, visto que o balancete é anual.

Mas perceba que o valor da estimativa de dezembro e o valor do IR no fechamento do ano é o mesmo, pois tratam da mesma coisa, ou seja, pegue o balancete de dezembro apure o IR e a CS a pagar e subtraia o que você ja pagou atraves das estimativas de janeiro a novembro, o valor resultante a pagar você deve recolher até 31/01, caso o valor resultante seja negativo, será o seu Saldo Negativo, que por sua vez poderá ser compensado com outros tributos administrados pela RFB através de PerdComp.

espero ter ajudado

ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 16:35

Olá Jacson, obrigado pelo sua resposta, desculpe a demora para entrar em contato, mas é que tive alguns contratempos, e só hoje consegui acessar novamente o portal.

Bom, você diz que o valor da estimativa de Dezembro e o valor do IR no fechamento do ano é o mesmo, como?
Se a estimativa é calculada sobre o valor do Faturamento do mês.
E o Balanço de Fechamento é geral apurando todas as receitas e despesas. Não entendi.

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 08:51

Olá Roberto

Você sempre terá as duas opções de pagamento do imposto na forma de tributação escolhida pela sua empresa (Lucro Real Anual): Balancete de Suspensão e Redução ou Estimativa.

Você optando pela estimativa, e apurar os impostos sobre o receita, vai provisioná-los na forma normal, e pagá-lo até 31/01 ( se não me engano).

No entanto, obrigatoriamente, você deverá apurar o ajuste anual, que nada mais é que levar seu resultado anual à tributação nas normas no Lucro Real. Se você obter os impostos maiores que o já pagos durante o ano, tem saldo a pagar, do contrário, a compensar.

Claro que é a mais básica explicação que consegui em poucas linhas...

t+

espero ter ajudado

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
ROBERTO FERREIRA

Roberto Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 10:23

Olá Mario! Obrigado pela resposta, mas continuo com dúvida...

Optando pela Estimativa, vou compensar este valor no mês de Dezembro, para apurar o valor do Ajuste Anual, mesmo sem ter pago "efetivamente" como diz as regras, já que vou pagar somente em 31/01.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade