x
2020-09-25T14:07:59-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 68

GPS paga a maior - com compensação informada

há 4 semanas Sexta-Feira | 25 setembro 2020 | 14:07

Olá, boa tarde!

Estou com uma situação aqui e fiquei em dúvida quanto à estratégia a ser adotada. Foi feito um processo de compensação de INSS de 2019. Agora em março/2020, foi informada a GFIP com o valor da compensação, porém o que foi pago efetivamente foi a guia cheia, sem o valor da compensação! Tenho que retificar essa GFIP com valor do INSS cheio, sem a compensação e usar o crédito em outra competência ou preciso iniciar um processo no PERD/COMP?

Desde já agradeço!

há 4 semanas Sexta-Feira | 25 setembro 2020 | 14:22

Boa tarde Hilton,
se você tem crédito de INSS de periodos anteriores informados em GFIF e queres aproveitar agora e ainda não está obrigado a DCTFWEB, pode ser compensado diretamente em GFIP, no campo compensação.
Nesta GFIP de março que você informou o valor do crédito, mas mesmo assim recolheu a guia total, aconselho você retificar esta GFIP de março, excluindo o valor da compensação, como você mesmo sugeriu, e aproveitar este crédito na GFIP do mês de setembro.

Auditor Contábil e Fiscal
Professor EAD em Legislação Previdenciária e Trabalhista
http://ivanrzatki.com.br
https://www.youtube.com/c/professorivanrzatki
há 3 semanas Terça-Feira | 6 outubro 2020 | 09:45

Boa tarde Hilton,
Bom dia Ivan,
Obrigado pela interação! Descobri que desde 2016 a mesma empresa recolhia com alíquotas de RAT e FAP incorretas, fiz as correções das GFIPS e vou enviar as retificações do período. A empresa é do Grupo 3 no eSocial, portanto ainda consigo compensar em GFIP. Quanto à correção dessas diferenças, eu devo planilhar e corrigir mês a mês de acordo com a taxa Selic Acumulada ou pego toda a diferença e aplico a taxa do último mês? 

há 2 semanas Quarta-Feira | 7 outubro 2020 | 08:34

Bom dia Hilton,
você deve aplicar a selic acumulada mês a mês! Cada competência terá uma selic acumulada para o mês que você irá compensar!
Se precisar de ajuda, estou a disposição!
Esse tipo de serviço é um trabalho muito bom de fazer!
Abraços.

Auditor Contábil e Fiscal
Professor EAD em Legislação Previdenciária e Trabalhista
http://ivanrzatki.com.br
https://www.youtube.com/c/professorivanrzatki
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.