Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 2.381

Carne leão Médico

MAYCON VICTOR ALVES SILVA

Maycon Victor Alves Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2020 | 14:12

De acordo com a definição "O médico é um profissional autônomo  quando recebe seus rendimentos via RPA, recibos de pacientes de consultório particular ou cooperativas  pela sua pessoa física."A minha dúvida é, o rendimento do médico como pessoa física recebido de cooperativa tbm deve ser lançado no livro caixa mensal? Podem ser considerados rendimentos e aplicados as deduções no carne leão?

Quando lanço que é rendimento recebido de PJ ( pois a cooperativa é uma PJ), o valor dele tá sendo considerado no cálculo do imposto..

Sergio Morisue

Sergio Morisue

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 12 março 2021 | 09:30

Olá Maycon, tudo bem ?

Chegou a alguma conclusão ? Como resolveu fazer ?
Tenho um caso semelhante, o médico recebe mais de 90% de seus rendimentos de cooperativa médica. 
O rendimento de pessoa física não cobre as despesas que ele tem para manter as atividades.

Grato,

Sergio.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Sexta-Feira | 12 março 2021 | 14:40

Maycon,

Se o médico receber de pessoas físicas e jurídicas, escriturando o livro caixa, você deverá:
1. Lançar os rendimentos recebidos da PJ no livro-caixa, código 2 no antigo PGD, no web como recebidos de PJ. Eles não serão levados à base de cálculo do carnê-leão, mas no limite de dedução das despesas da clínica, onde são prestados serviços às PF e PJ.
2. Na DIRPF os rendimentos recebidos da PJ serão lançados na ficha respectiva, através do comprovante de rendimentos pagos. 
Lembrando que a previdência social de 20% retida na PJ poderá ser deduzida na base de cálculo da mesma contribuição dos valores recebidos da PF, caso a somatória ultrapasse o teto.

De acordo com a definição "O médico é um profissional autônomo  quando recebe seus rendimentos via RPA, recibos de pacientes de consultório particular ou cooperativas  pela sua pessoa física."A minha dúvida é, o rendimento do médico como pessoa física recebido de cooperativa tbm deve ser lançado no livro caixa mensal? Podem ser considerados rendimentos e aplicados as deduções no carne leão?

Quando lanço que é rendimento recebido de PJ ( pois a cooperativa é uma PJ), o valor dele tá sendo considerado no cálculo do imposto..

MAYCON VICTOR ALVES SILVA

Maycon Victor Alves Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 12 março 2021 | 15:45

Joao , muito obrigado, a minha duvida maior é no entendimento desse item (do perguntas e respostas do IRPF)
AUTÔNOMO — PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EXCLUSIVAMENTE A PESSOA JURÍDICA
416 — Como o autônomo informa a prestação de serviço feita exclusivamente a pessoa jurídica?
O autônomo que prestou serviços exclusivamente a pessoa jurídica e escriturou o livro-caixa deve incluir o
rendimento recebido na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas, da Declaração de
Ajuste Anual. As deduções, limitadas ao valor dos rendimentos de trabalho não assalariado recebidos, devem
ser incluídas na coluna Livro-caixa da ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do
Exterior, deixando em branco as demais colunas.

No meu entendimento se o medico prestou serviço somente para cooperativa, ai esta falando que ele pode utilizar as despesas dedutíveis lançando elas na coluna Livro-caixa. Ou seja no Calculo mensal, por ser um rendimento recebido de PJ não tem efeito nenhum, porém na declaração anual se eu lançar esses valores eles vão diminuir o imposto devido ou aumentar a restituição sim. 

Estou equivocado no meu entendimento ou seria isso mesmo? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.