x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 690

Dúvida IR/2010

THIAGO SOUZA ARANHA

Thiago Souza Aranha

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 12:09

Bom dia!

Pessoal,

Minha filha abriu um empresa em 2009, com valore que ela vinha juntando durantes alguns anos de mesadas que dou a ela. E eu sempre declarei ela como minha dependente, pois ela é minha dependente. Só que esse ano ela declarou o IRPJ e IRPF 2010 sem movimento, a empresa foi aberta, mas ainda não teve movimento. Posso colocá-la como minha dependente no me IR/2010.

Grato

Thiago Aranha
a no ano de 2009

Rafael Rocha

Rafael Rocha

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 13:10

Thiago, se sua filha se enquadra nas condições legais de dependência pode ser enquadrada na sua declaração sim. Acredito que ela nem precisava ter feito a IRPF conforme você mencinou, pois não há mais essa obrigatoriedade de declaração para fins de informar a obtenção de empresa (quotas de capital social), haja vista que sua filha entrará na sua declaração.

Bom, em suma, sua filha tendo até 21 anos ou tendo 24 anos, desde que esteja cursando estabelecimento de ensino superior, ou escola técnica, ou ainda que tenha completado 25 no decorrer de 2009 pode entrar na sua declaração sem óbice.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade