x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 5.701

IRPF 2010 - imposto pago

Leonardo Procópio

Leonardo Procópio

Iniciante DIVISÃO 2 , Bombeiro(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 14:44

No programa do IRPF 2010 a um tópico de IMPOSTO PAGO e no item 01 esta descrito o seguinte:

INFORME A SOMA DO CAMPO 07 DA DARF CORRESPONDENTE AO IMPOSTO COMPLEMENTAR PAGO DE 01/01/2009 A 31/12/2009 CÓDIGO (246).

O que siginifica isto? eu devo lançar o valor que eu pagei no ano de 2009 do meu imposto. Em 2009 eu tive que pagar R$ 1894,00 dividido em 8 x de 236,75 pois este campo 07 e o valor que eu paguei em 2009 é isso mesmo?

Obrigado.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 17:10

Não, este campo é para compensações de impostos pago por antecipação, e não de impostos de exercícios anteriores.

Código 0246 = Mensalão - recolhimento complementar facultativo

O recolhimento complementar (mensalão) é um recolhimento facultativo que pode ser efetuado pelo contribuinte para antecipar o pagamento do imposto devido na Declaração de Ajuste Anual, no caso de recebimento de duas ou mais fontes pagadoras pessoa física e jurídica, ou mais de uma pessoa jurídica. Este recolhimento deve ser efetuado, no curso do ano-calendário, até o último dia útil do mês de dezembro, sob o código 0246. Não há data para o vencimento do imposto. Assim, não incide multa no recolhimento do mensalão, por não se tratar de pagamento obrigatório.

Fonte: Site Receita Federal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade