Douglas Machado
Iniciante DIVISÃO 1 , Professor(a) InglêsMuito bom dia!
Peço, antecipadamente, desculpas se não estou postando isso no lugar correto. Fiz uma busca pelo fórum e não achei lugar mais adequado para postar minha dúvida, que abrange algumas questões específicas.
Vamos lá.
Eu trabalho com aulas particulares online de inglês e também como revisor (MEI) para uma empresa da minha cidade. Para essa empresa eu sou obrigado a emitir Nota Fiscal e meu rendimento anual não vai ultrapassar a quantia que me obrigaria a para Imposto de Renda (R$2.000,00 por mês eu ganho nessa empresa).
O que eu gostaria de saber é se seria vantagem emitir nota fiscal a todos os meus alunos (o que faria meu rendimento mensal total declarado ficar entre R$4.000,00 e R$5.000,00 e me obrigaria a fazer a declaração de IR, se não estou enganado) com vistas a obter mais crédito em instituições financeiras.
O pró seria conseguir comprovar mais renda para obtenção de mais crédito, já que, por meio das notas fiscais, eu conseguiria comprovar mais renda, e isso valeria para conseguir mais créditos (estou certo?).
O contra seria ter que pagar o imposto de renda.
O que seria mais vantajoso, então: emitir as notas, declarar tudo e conseguir mais crédito OU me manter abaixo da linha de obrigatoriedade de pagamento do IR, o que me faria não ter que pagar isso, mas ter menor crédito disponível? Haveria alguma outra vantagem fiscal em declarar tudo?
Muito obrigado desde já! Essa é uma dúvida que carrego comigo há um bom tempo já.