x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 3.676

Carnê Leão 2021 - Só web ou ainda haverá o programa tradicional?

Alexandre Domingues Reis

Alexandre Domingues Reis

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2021 | 17:44

A IN 2006/2021 diz que :
"Art. 1º Fica aprovado o programa multiexercício do recolhimento mensal obrigatório (carnê-leão), relativo ao Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) , disponível em ambiente web, que poderá ser utilizado pelas pessoas físicas residentes no Brasil que tenham recebido rendimentos de outras pessoas físicas ou de fontes situadas no exterior.
Parágrafo Único. O programa multiexercício do carnê-leão a que se refere o caput será de uso facultativo, a partir de 1º de janeiro de 2021."

Se a IN diz que "PODERÁ" e que é de "USO FACULTATIVO", pressupõe-se que há alguma alternativa. Porém, em todos os artigos que achei sobre isso diz que a partir de agora só no modo web. Para fazer no modo web há necessidade de usar o Certificado Digital do contribuinte ou atribuir procuração eletrônica para tal fim.

Alguém tem notícia se ainda será disponibilizado o programa tradicional para instalar localmente?

LUIS AUGUSTO NALDONI

Luis Augusto Naldoni

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 3 fevereiro 2021 | 11:29

Prezado Alexandre,

Tenho o mesmo entendimento seu a respeito do uso facultativo do aplicativo via e-cac. Acredito que a RFB deva editar nova I.N. aprovando e disponibilizando o aplicativo tradicional, para uso local, ref. ao exercício de 2021, vez que uso exclusivo pelo novo sistema, além de não previsto na legislação atual, dificultaria o cálculo e emissão por parte de terceiros autorizados pelos contribuinte, como contadores, escritórios e afins, que o fazem desde então.

Caso não ocorra a disponibilização em tempo, a entidade de classe - CFC deverá interceder a respeito da situação, de fácil regularização, diga-se de passagem.

Allyson Gomes

Allyson Gomes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2021 | 16:04

Boa tarde, estou fazendo os primeiros acessos ao sistema. Ao analizar o sistema suponho que seja opcional a apuração mensal, por mais que não esteja claro na IN, pois existe a possibilidade de apuração anual.

Quando ao acesso, estou usando codigo de acesso, o uso de certificado digital não é obrigatório.

Mais alguém esta usando o sistema?

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 1 março 2021 | 13:18

Danilo

Boa tarde

Tentei fazer também. No meu caso e um pouco mais de 100 lançamentos optei em esperar ate que saia o programa de 2021. Fazer livro caixa no formato que esta sendo proposto no momento e impraticável. Como e facultativo fiz os cálculos normalmente e fiz a guia. 

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 3 agosto 2021 | 12:09

Pessoal,

Bom Dia

Entrei em contato com fala Brasil, expondo a situação e pedindo que fosse disponibilizado o programa, ou mesmo que  programa Web permitisse a importação de uma planilha excel, como era feito conforme plano de contas .
O Problema tive resposta ...... ´´agrademos e será encaminhado ....´´
Agora estou pedindo aos colegas , ate mesmo as pessoas que necessita ocasionalmente fazer um lançamento no Livro Caixa  que façam o mesmo, entre em contato com fala Brasil e dê a sugestão de liberação do programa.
Unidos sempre há força, vamos ver se este ditado funciona na pratica ?
Agradeço

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 3 agosto 2021 | 14:55

João,

Sim Concordo.
Porém  no acesso não busca informações do Contribuinte  e há necessidade de preencher dados que são de conhecimento da RFB.
Claro sem contar com dados desnecessários.
Ajudaria  em muito uma ferramenta que possibilite importar as informações.
Ademais, por ora e facultativo , é torcer para  que haja uma ferramenta que venha facilitar, e não complicar ainda mais.

Vanil



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.