x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 15

acessos 8.774

IMPOSTO DE RENDA - ZENKLUB

Ana Flávia Soares

Ana Flávia Soares

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 10:14

Minha cliente psicóloga, atende pela plataforma ZENKLUB (plataforma de terapia online). E lá os pacientes dela conseguem pegar recibo (que constam todos os dados dela para IRPF) , porém ela nao tem acesso a quais pacientes emitiram esse recibo pra declarar IRPF. 
A plataforma não informa nada disso. Até porque o recibo dos pacientes e o valor que ela de fato recebe, são diferentes. (Plataforma fica com 20% de comissão).

Alguém sabe como proceder? Informo todos os recibos no IRPF dela?

Ana Flávia Soares - Contadora

"Eu entrei nesse negócio por dinheiro, e a arte cresceu a partir disso.
Se as pessoas estão desiludidas por esse comentário, não posso fazer nada. É a verdade" - Charles Chaplin
Ana Flávia Soares

Ana Flávia Soares

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 11:05

João, a plataforma repassa apenas 80%  do valor para minha cliente, e tira uma NF de 20% ref. a comissão. 
Se for seguir essa linha de raciocínio, ela não poderia declarar 100% do valor. O que daria divergencia, se o cliente declarar o valor total que foi pago por ele.

Ana Flávia Soares - Contadora

"Eu entrei nesse negócio por dinheiro, e a arte cresceu a partir disso.
Se as pessoas estão desiludidas por esse comentário, não posso fazer nada. É a verdade" - Charles Chaplin
Kalyanne Brito

Kalyanne Brito

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 12 março 2021 | 18:54

Tenho um cliente que tbm atende pela Zen, vim parar aqui justamente por isso! hahahah
Hoje ele recebeu um e-mail da platadorma com um informe de rendimentos. acredito que devemos declarar em nome da empresa, e nao em nome dos pacientes. Enviei aqui o arquivo sem os dados do cliente pra voce conferir. 
Depois me diz como que voce colocou tbm rsrsrs

Atenciosamente,
Kalyanne Brito

Sócia/ Proprietária da Ampla Assessoria Contábil LTDA
Ana Flávia Soares

Ana Flávia Soares

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 14:00

Kalyanne Brito você fez o carnê leão em atraso de todos os pacientes ou simplesmente não lançou nada?
Ainda estou sem saber o que fazer. Porque os pagamentos vieram da Plataforma, e não dos pacientes.
E os profissionais recebem apenas 80% do valor que os pacientes pagam.. Se algum paciente lançar o pagamento com o valor integral, vai dar divergencia. Não faz muito sentido. 

O certo seria a plataforma emitir NF pra eles, e não emitir recibo com os dados do profissional..
Tudo muito confuso!

Ana Flávia Soares - Contadora

"Eu entrei nesse negócio por dinheiro, e a arte cresceu a partir disso.
Se as pessoas estão desiludidas por esse comentário, não posso fazer nada. É a verdade" - Charles Chaplin
Kalyanne Brito

Kalyanne Brito

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 18:19

LAncei os pagamentos dos pacientesno carne leao, levando em consideração os recibos da zen mesmo.
nao lancei aquele informe, pra mim aquilo n serve de nada. A declaração ja ta processada. Agr é rezar pra n dar problema

Atenciosamente,
Kalyanne Brito

Sócia/ Proprietária da Ampla Assessoria Contábil LTDA
Marcia Cristina Ramos

Marcia Cristina Ramos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 5 abril 2021 | 07:03

Bom dia,
Também tenho um cliente nesta plataforma,  por acaso vocês conseguiram entrar em contato com a empresa Zenklub ou com a contabilidade deles?
Kalyanne, consegue me enviar este informe q recebeu para q eu verifique, pois acho q o meu cliente não recebeu.
Tentei contanto com a empresa,  porém o telefone não existe e não respondem por email.

Atenciosamente 

Ana Flávia Soares

Ana Flávia Soares

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 5 abril 2021 | 14:00

Marcia Cristina Ramos, A Zenklub me respondeu o seguinte:

"Idealmente, é claro, todos os rendimentos da sua cliente devem ser declarados, dentro das regras da Declaração do Imposto de Renda, baseados no Informe de Rendimentos - ou seja, quanto a sua cliente recebeu pelos serviços prestados via Zenklub;  O extrato bancário da conta pela qual sua cliente recebe os repasses das sessões realizadas; e As notas fiscais emitidas e enviadas mensalmente por nós para o e-mail da profissional, referentes ao "Licenciamento ou cessão de direito do uso de programas de computação, inclusive distribuição" (código de serviço: 02800), ou seja, o valor que ela pagou de comissão para a plataforma.
 
Para o preenchimento de dados por parte do cliente, a nossa orientação é de que utilizem o CNPJ do Zenklub (24.166.595/0001-18), e não o CPF ou CNPJ do profissional que o acompanha."

Ou seja, pelo que entendi, os recibos dos pacientes saem com o CNPJ da plataforma.

Ana Flávia Soares - Contadora

"Eu entrei nesse negócio por dinheiro, e a arte cresceu a partir disso.
Se as pessoas estão desiludidas por esse comentário, não posso fazer nada. É a verdade" - Charles Chaplin
Marcia Cristina Ramos

Marcia Cristina Ramos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 5 abril 2021 | 18:28

Boa noite Ana,

Obrigada pelo retorno.
Então quem presta serviço para a plataforma deve fazer o carnê leão mensal conforme orientado pela Kayanne e informar o CNPJ da Zenklub, pois ai a informação fecha.
Mas mesmo fazendo o carnê leão, o declarante pode ser cobrado pela receita referente a parte do INSS, certo?
E no caso, o meu cliente terapeuta desta plataforma, só recebeu durante 2020, o valor de R$ 20 mil, no caso, ele não precisa declarar o imposto, pois ficou abaixo dos 28 mil, certo?

Ana Flávia Soares

Ana Flávia Soares

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 6 abril 2021 | 10:03

Marcia Cristina Ramos, eu acredito que não deve ser feito o carne leão com o CNPJ , visto que o Carne Leão é feito para Pessoas físicas que receberem de outras pessoas físicas;

A forma que a Zenklub trabalha é errada. Dessa forma que eles orientaram a fazer, não obriga o Profissional a declarar os recebimentos dos pacientes. 

Ana Flávia Soares - Contadora

"Eu entrei nesse negócio por dinheiro, e a arte cresceu a partir disso.
Se as pessoas estão desiludidas por esse comentário, não posso fazer nada. É a verdade" - Charles Chaplin
Cristina Cocco

Cristina Cocco

Bronze DIVISÃO 2, Psicoterapeuta
há 3 anos Quarta-Feira | 7 abril 2021 | 15:45

Bom dia Ana Flavia,

Eu sou profissional pelo Zenklub e tenho certeza que o recibo fornecido pelo Zenklub aos pacientes sai com o nome e o CPF do Psicólogo, num formulário em formato PDF, onde consta inclusive nossa assinatura. Pelo que entendi, lendo todos os posts aqui, o correto seria o recibo ser emitido com o CNPJ do Zenklub!
Agora estou com muitas dúvidas:
- o cliente tem o recibo com o valor de cada sessão individual que ele pagou ao Zenklub;
- nós profissionais recebemos o valor mensal apurado com todas as sessões ocorridas no mês, somando todos os clientes, e descontando a comissão do Portal;
- o Zenklub nos envia a Nota Fiscal do total de comissões cobradas do mês.
Como devemos lançar na Declaração do Imposto de Renda? Se for o valor líquido (o valor pago pelo cliente menos o valor da comissão que o Zenklub nos cobra), com certeza vai dar divergência na Receita Federal, porque o cliente vai lançar no CPF do profissional o valor cheio.
E essa comissão que a gente paga para o Zenklub não é uma despesa dedutível, correto?  

Kalyanne Brito

Kalyanne Brito

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 7 abril 2021 | 18:03

Cristina, justamente por saber que os pacientes recebem recibos em nome do profissional é que eu optei por informar cada paciente no carne leao.
As notas que a zenklub mandou como comissao lancei nas deduções.
Simplesmente ignorei aquele informe que eles mandaram com os dados da zen, aquilo no meu entender não tem valor nenhum. é tanto que nem consta no extrato da dirf quando acesso os dados do cliente pelo ecac.

PS: se voce estiver precisando de contador para ajudar com a sua declaração pode falar comigo Oculto.

Atenciosamente,
Kalyanne Brito

Sócia/ Proprietária da Ampla Assessoria Contábil LTDA
Kalyanne Brito

Kalyanne Brito

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 7 abril 2021 | 18:21

Abri uma conta com o nome licença de uso de sistemas.

Atenciosamente,
Kalyanne Brito

Sócia/ Proprietária da Ampla Assessoria Contábil LTDA
Hélio Felippe Sanitá

Hélio Felippe Sanitá

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 10 abril 2021 | 15:25

Boa tarde pessoal!

Estou com o mesmo caso, porém a minha cliente não tem acesso aos dados dos pacientes, a Zen disponibilizou no caso vocês?

Diretamente no carne leão não é possível inserir o PJ da Zen, apenas pessoas físicas. Nesta hipótese, em que não temos os dados dos pacientes, qual a melhor solução? Declarar o rendimento direto na declaração? 

Meu caso é muito particular, pois minha cliente não ultrapassou o limite do ano para declarar, mas ultrapassou o limite mensal em alguns meses. O que devo fazer? Poderiam me ajudar?

Kalyanne Brito

Kalyanne Brito

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 10 abril 2021 | 16:54

eu acredito que tem como conseguir o nome dos pacientes sim viu, em algum canto da plataforma.
Mas se ela nao é obrigada por causa do valor anual ela nao tem a OBRIGAÇÃO de declarar. 
Eu mesma simplesmente ignorei o informe da zen pq ali pelo visto nao serve pra nada.

Atenciosamente,
Kalyanne Brito

Sócia/ Proprietária da Ampla Assessoria Contábil LTDA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.