x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.946

Declaração de Imóvel na Planta

Daniel de Andrade

Daniel de Andrade

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Informática
há 15 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 12:46

Olá,

eu comprei um imóvel em 05/2007 que ainda está em construção compondo renda minha e do meu pai. Na ocasião, a renda do meu pai era maior do que a minha e ele ficou como comprador primário. Apesar disso, quem efetuou o pagamento de todas as parcelas fui eu.

Não foi efetuado nenhum lançamento referente às parcelas do imóvel nas declarações anteriores do meu pai ou nas minhas.

Gostaria de saber como faço para lançar corrigir essa situação, pois o CPF vinculado à compra é o do meu pai, porém o pagamento foi efetuado por mim.

Obrigado!

Wellington Resende Melo

Wellington Resende Melo

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 13 abril 2010 | 16:40

Boa tarde!

Daniel de Andrade,

1} Há a necessidade de saber como consta no contrato de compra e venda com relação aos compradores.

A} Se consta o nome do pai e do filho oa valores devem constar na declaração dos dois.

B} Declara-se o percentual de cada um na participação do imóvel na declaração de bens e direitos, mencionando os dados do imóvel, data da compra nome dos vendedores (CNPJ ou CPF) conforme o caso lançando na posição 31/12 os valores pago de cada ano.

C} Será necessário retificar as declarações IRPF de 2008 ano base 2007 e 2009 ano base 2008.

D} No caso de constar somente o pai no contrato de compra e venda, os valores repassados poderão ser lançada como empréstimo ou como doação. Avaliar se à caixa suficiente para o valor repassado.

E} Vale informar que as vendas efetuadas por construtoras são comunicadas através do DOI = demonstração das operações imobiliárias.
onde são informados o nome e cpf dos compradores e os dados da unidade vendida.

Wellington Resende.

Boa sorte!
Wellington Resende.
e-mail: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/wellingtonresendemelo.resende
Tel : (9) 7993-4472 (011)
Contabilidade Zanata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade