x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 87

acessos 74.190

Devolução de Auxilio Emergencial IRRF 2021

Thais Cristina

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 semanas Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 09:47

Bom dia,
Qual o campo correto para preencher os valores recebidos por MEI?

Rendimentos Tributáveis recebidos de PJ ou Rendimentos tributáveis de PJ (imposto com exigibilidade suspensa)? 

O valor total bruto recebido foi de 11.469,00 + 3.900,00 do auxilio emergencial.

O auxilio estamos colocando em Rendimentos Tributáveis recebidos de PJ o valor bruto recebido também será neste mesmo campo?

Memento Mori.

Lucélia Fiuza

há 3 semanas Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 16:08

Calculo do MEI
Calcule o lucro evidenciado do seu negócio: pegue a receita total bruta anual e subtraia as despesas feitas durante o ano (água, luz, telefone, compra de mercadoria, aluguel de espaço, entre outras). Guarde este valor para cálculos seguintes.
Calcule a parcela isenta, ou seja, a fração da sua receita que não será tributada. O percentual depende do tipo de atividade do seu negócio e corresponde a:8% da receita bruta para comércio, indústria e transporte de carga.16% da receita bruta para transporte de passageiros.32% da receita bruta para serviços em geral.
Guarde o valor da parcela isenta. Ele será usado para preencher a seção “Rendimentos Isentos – Lucros e Dividendos Recebidos pelo Titular”, da sua Declaração do Imposto de Renda.
Calcule a parcela tributável do lucro (rendimento tributável): pegue o lucro evidenciado e subtraia a parcela isenta.
Guarde o valor da parcela tributável. Ele será usado para preencher a seção “Rendimento Tributável Recebido de PJ” da sua Declaração do Imposto de Renda.

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."

Carlos Del Valle

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 3 semanas Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 16:24

Arthur, tudo bem?

Minha esposa recebeu o auxilio e descobri qdo fui fazer meu IR... fiz uma retificadora retirando ela mas meu IR consta Em Processamento a mais de 1 mês...

Será que devo fazer o IR dela tbm ou devo fazer alguma outra coisa?

Nilton Martins

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 semanas Terça-Feira | 25 maio 2021 | 10:16

Minha dúvida é:
Fiz a declaração de um amigo e ele teve restituição.
Porem, seu filho dependente sacou o Auxilio emergencial sem ele saber.
Declarei seu filho como dependente e na entrega veio a cobrança para devolução.
Agora consultei na Receita e sua declaração esta com "Pendencias", que é o valor que seu filho sacou.
Minha pergunta:
Se ele vai devolver o Auxilio Emergencial, porque tenho que declarar o recebimento?
Será que após a devolução ele sairá da malha fina?
Não é justo devolver e ter que incluir nos rendimentos de dependente.
Será que é melhor aguardar a devolução que será dia 31/05/2021?
Aguardo resposta.
Obrigado.

Arthur Leandro da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 semanas Terça-Feira | 25 maio 2021 | 10:33

Carlos Del Valle, é, sinceramente não sei porque esta demorando tanto para processar. Geralmente processa no mesmo dia. Tenta falar no chat do E-cac.

Nilton Martins. Você tem duas opções:
Manter o dependente, declarar o auxilio e devolve-lo. ou
Retificar e tirar o dependente.
Achamos injusto o auxílio ser tributável e ainda ter que devolver, mas foi assim que a receita definiu. 

Abraços!

Nilton Martins

há 3 semanas Terça-Feira | 25 maio 2021 | 10:41

Obrigado Carlos ... digo Arthur Leandro.

Arthur, acredito não se deva tirar o dependente, pois já foi denunciado.
Com certeza ficará pendente de devolução do auxilio pelo mesmo.
Podendo até ser inscrito em dívida ativa.
Vou aguardar para ver se após a devolução (pagamento) do auxilio, que acontecerá agora 31/05/2021, sumirá a pendencia.

Abraço tambem

Eduardo Terra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 semanas Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 09:10

PRezados, bom dia.

Fiz uma declaração de IR cujo dependente pegou o auxilio, e ao transmitir foi gerado o DARF no valor de R$ 3.000,00 para devolução.    Ocorre que precisei retificar o nome do dependente pois havia um sobrenome errado. Ao entregar a retificadora o DARF gerado foi no valor de R$ 3.300,00.   Alguem já passou por isso?  Sabem dizer o se isso é um erro ou acréscimo?

Obrigado.

Arthur Leandro da Silva

há 3 semanas Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 09:24

Bom dia, Pessoal!

Nilton Martins: Eu acredito que dê para tirar o dependente sim, e se ele sozinho não teve os rendimentos acima dos 22k, não vai ter problema. Porque a receita sempre deu a opção de colocar ou não dependente, acho que não vai ser agora que vai ser obrigado a colocar por causa do auxilio. A desvantagem para o titular, é que ele não vai ter as deduções do dependente.

Thaís: Sim, 8%.

Eduardo: Para mim isso é novidade, já que o auxilio a ser devolvido é apenas o Auxilio normal e não o residual. 

Eduardo Terra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 semanas Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 09:57

Arthur,  Obrigado.

Essa é a questão... Como pode mudar só por conta da retificadora.... não entendi mesmo....

Acabo de ver que uma declaração entregue em abril, na qual foram gerados 2 DARF de 3.000 para devolução de IR de dependentes, agora aparece no E-cac que a pessoa tem que informar 2 rendimentos tributáveis um de 3.900 e outro de 4.200,....
Acredito que esteja havendo um grande erro no site da receita....

Nilton Martins

há 3 semanas Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 10:59

Bom dia Arthur,

Vou aguardar até o recolhimento da devolução dia 31/05/2021 (Segunda-feira).
Caso persistir a pendencia, ai não terá outra forma, ou lanço o rendimento, ou retiro o dependente.
Vai depender do resultado que perder menos.
Obrigado pela atenção.

Fadrick da Fonseca Leveghin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 semanas Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 13:01

Preciso de uma ajuda.

Fiz a declaração de um cliente e o mesmo recebeu auxílio emergencial, porém deverá fazer a devolução.
No entanto, o Darf gerado no sistema da declaração somou ambos os auxílios, o emergencial e o emergencial residual, só que a devolução é somente do emergencial. Como corrigir? 

Adriana

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente
há 2 semanas Terça-Feira | 1 junho 2021 | 22:24

Boa Noite
Fiz a minha retificação do imposto de renda 2021 por conta do auxilio emergencial somente hoje dia 01/06 à noite, porém gerou a DARF de pagamento com vencimento   31/05 como é possivel alguém consegue me ajudar, e não tenho opção de pagar pela internet somente nas agências bancárias. E tem multa etc...Alguma orientação
Obrigada

Miriam

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 semanas Terça-Feira | 1 junho 2021 | 23:47

Ola.
Tenho que devolver 2 parcelas do auxilio emergencial no valor de $ 1200.
Sou dependente do meu marido no IRPF
O Informe de Rendimento de 2020 do Minist. da Cidadania para IRPF me informou este valor (1.200), correto.
A receita federal enviou uma DARF de $3000,00  na declaraçao do IRPF do meu marido., sendo que só recebi o valor anteriormente citado.
No ano passado foram aprovadas as 5 parcela de $600,00 inicialmente, mas a partir da terceira parcela nao recebi mais ,pois a caixa econômico me informou que eu nao teria mais este direito.
Ontem , dia 31/05 venceu este DARF errada de $3000.
E agora? Como avisar a receita federal que isto está errado ?
Tem como? Tenho que esperar eles me acionarem?
Obrigada

Lucélia Fiuza

há 2 semanas Quarta-Feira | 2 junho 2021 | 10:21

Adriana;

Recalcule o Darf utilizando o programa SicalcWeb.
Qualquer dificuldade pode me mandar mensagem que te ajudo.

" Para sermos felizes precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas."

Marcia Cristina P Ramos

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 2 semanas Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 09:15

Olá a todos!

Sobre DARF auxílio de emergencial em atraso. Imprimi hoje pelo eCAC, e aparece que o DARF é valido até o dia 30/06. Deu um juros de 630,00. Sabe me dizer se o valor do juros aumenta se eu esperar para pagar até o dia 30/06, já que consta que o  darf é válido até essa data? 

Desde já agradeço!

Caio

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 1 semana Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 17:27

Prezados Boa tarde
Cliente me perguntou se pode declarar IR com atraso, expliquei que sim, que tem a multa, mas ele me questionou sobre a devolução do auxilio, para qual data será gerado? terá multa?
Alguém já tentou fazer?
Atenciosamente

Caio

Arthur Leandro da Silva

há 1 semana Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 17:43

Caio, boa tarde!
Se o cliente estava obrigado, tem multa de entrega por atraso.
O auxilio vai ser gerado com vencimento no ultimo dia útil do mês, acrescidos de multa/juros.
Abraços.

Nilton Martins

há 1 semana Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 17:44

Caio, boa tarde.

Antes de ontem (09/06/2021) fiz uma declaração retificadora de um cliente, cujo dependente havia recebido o auxilio.
Mesmo tendo pago o auxilio no valor de R$ 3.000,00 no ultimo dia de Maio, ou seja, data limite para entrega e pagamento, veio uma notificação e um DARF para pagamento com multa de R$ 600,00 e juros de R$ 30,00.
A data da DARF para pagamento veio com vencimento em 31/05/2021.
Acredito que acontecerá o mesmo.

Att.

Arthur Leandro da Silva

há 1 semana Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 18:23

Nilton Martins

Isso mesmo, só acrescentando:
31/05/2021 é o vencimento original.
DARF recalculado sai com um novo vencimento para o ultimo dia util do mês, que nesse caso é 30/06/2021.

Abrç.

Página 3 de 3
1 2 3
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.