Suzane Dian
Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)respostas 24
acessos 84.198
Suzane Dian
Iniciante DIVISÃO 3 , Estagiário(a)João H Jr
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Pode. Acompanhe o processamento da declaração retificadora.
Mas se o DARF de devolução é de 6 mil, mais de um contribuinte da declaração recebeu o auxílio emergencial, titular ou dependentes.
Jessyca Batista
Prata DIVISÃO 1 , Não Informadotenho uma dúvida.
Sempre fui dependente de uma declaração de IRPr do marido, ano passado ele faleceu. Não tem bens a inventariar mas, deverá fazer a declaração. Hoje fiquei como pensionista minha dúvida é: como não precisa fazer a declaração de espólio poderei fazer a declaração de irpf 2021 me colocando como titular e ele como dependente?
Ariana
Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)Bom dia
Sou dependente do meu marido no imposto de renda, estou desempregada e ano passado recebi o auxilio emergencial, ao declarar o imposto de renda esse ano ele pode me excluir da declaração dele para não da problema?
Osmar Luis Cornachione
Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
Ariana, pode sim é só ele não te declarar como dependente e não terá que devolver o valor recebido como auxilio emergêncial.
João H Jr
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Jessyca
O seu marido poderá ser o seu dependente, mas caso ele tenha recebido rendimentos até a data do óbito, esses deverão ser informados na sua declaração, na aba dependente.
Como, segundo o seu relato, não houve necessidade de inventário, posteriormente você deverá requerer o cancelamento do CPF dele, junto à Receita Federal do Brasil.
Mayara Santos Vian
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a) Suzane Dian
Bom dia, você retificou a declaração, apareceu algum erro?
Estou com a mesma situação que você.
Obrigada
Fabiana Barbosa
Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Quem precisa declarar o auxílio emergencial?
Se você recebeu o auxílio emergencial em 2020 e outros rendimentos tributáveis acima de R$22.847,76 então você precisa declarar o imposto de renda este ano e informar que recebeu o auxílio junto com o rendimento anual.
Dependente: Da mesma forma, se o seu dependente recebeu o auxílio e você ou seu dependente tiveram outros rendimentos tributáveis acima do valor mencionado (R$22.847,76), então você precisa declarar o imposto de renda e informar quem recebeu o auxílio.
Caso você tenha recebido o auxílio emergencial e nem você, nem seus dependentes, tenham recebido rendimentos tributáveis acima de R$22.847,76 em 2020, pode ficar tranquilo que a declaração do imposto de renda não é obrigatória para você.
João H Jr
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia,
O que vocês entendem, na situação em que o titular recebeu rendimentos tributáveis abaixo de R$ 22.847,76 E um dependente recebeu apenas o auxílio emergencial E outro dependente recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76?
Os rendimentos considerados, para fins de devolução do auxílio emergencial, serão os do grupo familiar?
Luiz Henrique
Bronze DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBoa tarde !
Fiz uma declaração retificadora retirando um dependente que recebeu auxilio e desde o dia 17/03 a declaração está com status EM PROCESSAMENTO. Alguém está passando por isso ?
Fábio Barcellos Cavadas
Iniciante DIVISÃO 3 , MotoristaBom dia
Fiz a minha declaração do imposto de renda a ao colocar a minha esposa como minha dependente apareceu um DARF de devolução do auxílio emergencial. Sendo que não somos casados no papel.
Eu posso fazer a ratificação e fazer a retirada dela como minha dependente?
Isso abonaria a devolução do auxílio?
Caio
Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde pessoal
Estou com um cliente que recebeu do pai um imóvel como doação ainda em vida, e ele é casado em comunhão parcial de bens, minha duvida...devo declara na IR da esposa ou só no dele?
Att
Caio
Fernanda
Iniciante DIVISÃO 5 , Estagiário(a)Boa tarde! Uma pessoa recebeu o auxilio emergencial e é dependente no imposto de renda, se tirar ela como dependente e retificar, ela não terá mais que devolver o valor?
Bárbara Lozer Rupf
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista SuporteBoa tarde. Estou com dúvida, será a primeira vez que vou declarar o IR. Minha mãe recebeu o auxílio emergencial 2020, logo não vou colocar ela em minha declaração, entretanto ela informou no cadastro que residimos já mesma casa, eu, ela e meu filho, aparece lá grupo familiar e nossos nomes pra esse ano ela ainda está em processamento, eu pago plano de saúde para meu filho e gostaria de colocá- lo como meu dependente. Por morarmos na mesma casa e declarar ele como meu dependente pode dar algum problema no sentido de ter que devolver o auxílio emergencial? Ou só se minha mãe que recebeu o benéfico fosse dependente minha dependente direta?
Desde já agradeço!
Tiago Duarte
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa Noite,
Tenho uma dúvida, estou fazendo um IRPF de uma pessoa e, ela tem no convênio médio o marido como dependente só que, o marido declara imposto de renda, como faço nessa questão?
ela declara todo o valor na IRPF dela ou tira o marido como dependente já que o marido declara?
O marido pode declarar o valor enviado no informe de rendimento da esposa do convênio?
Edmar Elidio
Iniciante DIVISÃO 3 , AgentePessoal boa tarde! Como ficou as declarações que vocês retificaram para não pagar a devolução? Será que mais para frente pode dar problema para quem não declarou dependente só para não pagar? Eles podem cruzar dados com a empresa, plano de saúde e plano de vida( em que a pessoa que recebeu consta como dependente)Outra dúvida, se a pessoa pegou apenas 5 de 600 e 3 de 300 que dá o valor de 3.900,00 Por que o valor a devolver e de 6.000?
outra dúvida, seria melhor retificar novamente e declarar o auxílio?
teria alguma forma de parcelar esse valor?
Fazendo a retificação no irpf, tirando o dependente posso pagar parcelado pelo portal da cidadania ou daria problema?a
alguns sites diz que a devolução somente e das parcelas de 600,00 mas por que lá aparece todas?
Micheline Pereira
Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar EscritórioBoa noite!
Avô que incluía neto como dependente, mas neto não sabia e pediu auxílio emergencial, por estar desempregado! Agora consta devolução na darf no nome do neto. Avô faleceu em 25/04 e declaração feita em 27/04. É possível retirar o neto do IR? Declaração Já foi enviada.
obrigada
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)Tenho observado posts de usuários orientando, inadvertidamente, diga-se, esposas que receberam o benefício, para que simplesmente sejam excluídas do grau de dependência na DIRPF, porém se esquecendo ou não se atentando que na própria declaração do IR, existe o campo com a obrigatoriedade de constar CPF do cônjuge, ou seja, ainda assim, a Receita Federal continuará tendo ferramentas suficientes para cobrar o que foi recebimento indevidamente.
E essa minha preocupação se baseia no fato de que a pessoa poderá perder o beneficio da espontaneidade (devolver benefício sem acréscimos) e se permanecer no erro e descoberto, poderá ter esse valor da devolução aumentado em 175% por fraude, além de outras sanções.
Àqueles que ainda pensam dessa forma, chamo atenção para que leiam e reflitam sobre Crimes Contra a Ordem Tributária. CLIQUE AQUI.
E AÍ, VALE A PENA SE ARRISCAR TANTO?
Rosangela Santos Entini
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa noite
Alguem pode me ajudat?
Estou fazendo uma declaracao com alimentando maior e clm renda propria. Mas no acordo nao tem periodo para cessar as dedpesas do alimentando. Posso lancar oa valores efetivamente pago?
Obrigada
Rosangela
Luiz Noruega
Iniciante DIVISÃO 2 , EletricistaMinha filha recebeu o auxílio emergencial em 2020, sendo minha dependente no IR declarado em 2020. Neste mesmo ano, em 2020, ela deixou de ser minha dependente pelo fator idade. Não vou declarar como minha dependente, nesta declaração de IR de 2021, ainda assim, terei que devolver o valor do auxílio recebido por ela? Obrigado.
Raíra Barbosa
Iniciante DIVISÃO 2 , Agente SaúdeOlá Luiz Noruega, estou com o mesmo problema, você ja obteve resposta para a sua duvida? Agradeço se puder compartilhar comigo
Luiz Noruega
Iniciante DIVISÃO 2 , EletricistaZero resposta! Vou restituir o valor recebido. Ou seja, vou pagar para não ter problemas com o Leão.
Raíra Barbosa
Iniciante DIVISÃO 2 , Agente SaúdeEntendi, muito obrigada!
Marcus Vinicius Lima Ribeiro
Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a)Boa noite. Poderiam me ajudar?
Na declaração de 2021 exclui a minha esposa como dependente por conta do Auxilio Emergencial e o processo de restituição se deu normalmente. Porém na declaração de 2022 declarei ela normalmente e quando não foi apresentado nenhuma informação no ato do preenchimento como no ano anterior eu transmiti a declaração . Posteriormente ao acompanhar os lotes de restituição do IR , observei que fui direcionado a malha fina onde consta a seguinte pendência:
Foi constatada a necessidade de comprovação documental da relação de dependência dos dependentes declarados.
Não sei está relacionado a questão do ano anterior?
O que vocês sugerem?
1- Faço um declaração retificadora excluindo a esposa
2- Anexo a comprovação via ao processo de Antecipação de Entrega de Documentos de Declaração em Malha
3- Aguardo a intimação.
Desde já grato
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade