Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 71

Dinheiro recebido em anos anteriores: preciso declarar?

Breno

Breno

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 3 anos Sábado | 6 março 2021 | 11:45

Bom dia a todos!
Como estão?

Em 2016, realizei a abertura de uma conta poupança e fiz o depósito de R$X - que juntava através das mesadas e dos "trocados" que ganhava de vez em quando . Como ainda era criança, esse dinheiro ficou rendendo, pois não o utlizei. No ano passado (com 18 anos), comecei a trabalhar e a investir, logo, aquele dinheiro foi retirado da poupança. Minha dúvida é: declarando o IRPF esse ano, eu preciso declarar aquele dinheiro de 2016, visto que eu o utilizei ano passado? Se sim, como fazer isso? 

Muito obrigado!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Segunda-Feira | 8 março 2021 | 11:15

Breno,
Tratando-se da sua primeira declaração de ajuste anual, você deve indicar o valor que possuía, em espécie, contas bancárias ou aplicações, na ficha de bens e direitos, em 31/12/2019 e 31/12/2020, assim como os rendimentos que por ventura geraram.
O saldo em 31/12/2019 representa o valor dos recursos oriundos das suas economias do passado.

Breno

Breno

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 3 anos Terça-Feira | 9 março 2021 | 20:05

Olá, João.
Só para ver se eu entendi, aquele valor (mais seus rendimentos até o fim de 2019) é o meu saldo em 31/12/2019. Daí, esse valor total entrou em 2020 e, obviamente, também rendeu. Neste ano, eu declaro o valor que entrou em 2020 + seus rendimentos. Correto? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.