x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 7.895

DIFERENÇA ENTRE TRIBUTOS A PAGAR E TRIBUTOS A RECOLHER

Marcio Rezende

Marcio Rezende

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Sábado | 20 março 2021 | 15:06

Boa tarde!

Tributos a pagar: Quando há uma relação direta em suportar o ônus do tributo.

Exemplo: IRPF ( Imposto de Renda Pessoa Física ), quem assume o ônus de pagar é o próprio declarante , ou seja, ninguém irá pagar em seu lugar.

Tributos a recolher: Quando não há uma relação direta, sendo que o contribuinte será mero depositário.

Exemplo: Contribuição previdenciária de funcionários ( Popularmente chamado de INSS) , nesse exemplo a empresa é mera depositária do valor que foi descontado do funcionário ( Demonstrado no holerite) e se encarrega de fazer o recolhimento.

Atenciosamente,

Márcio Rezende
E-mail: [email protected]
What if God was one of us?
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Domingo | 21 março 2021 | 14:33

Apenas para refinar a questão.

O colega Márcio Rezende, na verdade, quer identificar as nomenclaturas de pagar e recolher com a condição de ser o sujeito passivo Contribuinte ou responsável e isso e válido como informação popular.

Já na técnica, o CTN utiliza o termo "pagamento" para todas as formas de tributos ou sujeitos passivos, inclusive para as restituições.
Assim, se pode no plano de contas separar os tributos a pagar ou recolher, mas serão sempre pagos.

Filigranas à parte, os Americanos chamam todos de pagadores de impostos: Tax payers



Marcio Rezende

Marcio Rezende

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 22 março 2021 | 18:49

Boa noite!

Sendo "válido como informação popular" como o colega diz me dou por satisfeito, tendo como base que o fórum é aberto para consultas públicas, meu objetivo não é convencer nem tão pouco esgotar o assunto, mas apenas doar um pouco do meu tempo em compartilhar conhecimento e aprender. Espero ter levado alguma luz a minha interlocutora de acordo com o pedido no enunciado.

Atenciosamente,

Márcio Rezende
E-mail: [email protected]
What if God was one of us?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.