x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 2.915

Declaração de imposto de Renda

Érico Costa de Oliveira

Érico Costa de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 16:51

Pessoal me tirem um dúvida por favor

Recebi da minha fonte pagadora o valor de R$ 15.454,80 anual e contribuir 1.236,36
recebi pensão por morte  previdência própria do município  da esposa R$ 13.031,16 e não houve contribuição IR
minha filha de menor recebeu a pensão por morte previdência própria do município da mãe R$ 13.031,16 e não houve contribuição de IR

As pensões onde devo lançar no programa do imposto de renda?

grato

WILSON MANUEL

Wilson Manuel

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 23:33

Isso mesmo, uma dica é pegar os informes da pensão e seguir conforme está nele. Os informes já trazem se os rendimentos são tributados ou não e em quais campos devem ser preenchidos na declaração do imposto de renda.

AIRZA SOARES DOS SANTOS

Airza Soares dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a) Recursos Humanos
há 2 anos Segunda-Feira | 24 maio 2021 | 17:37

Bom dia caros amigos, a cada dia passamos por situações desafiadoras onde nós como contadores temos que nos resguardar de tudo para não passarmos por profissionais que atuam de forma errada, assim gostaria de compartilhar certa situação com vocês e ver suas opiniões.Certo cliente me procurou com carta de intimação da receita federal da declaração no ano passado que eu fiz ano calendário 2019/2020, dizendo que tinha caído na malha fina e a receita esta solicitando comprovação de renda e despesas, uma declaração simples onde eu fiz na opção simplificada a melhor para ele. Ai ao me aprofundar e verificar que estava tudo ok as informações entrei no e-defesa da receita federal para ver como fazer processo de recurso mostrando que esta tudo ok, porem logo de inicio visualizei que ele estava intimando com base em uma segunda declaração sendo essa não feita por mim e de total desconhecimento do cliente. Tentei fazer senha no ecac e sem ter essa declaração não tive como, dessa forma adquiri certificado digital ECPF-AI para o cliente para investigar o que houve. Ocorreu que a receita federal cancelou a declaração que fiz motivo - cancelada por grau de hierarquia e sem avisar ao contribuinte ( ESTA DECLARAÇÃO FOI CANCELADA POR INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA OU POR SOLICITAÇÃO DO CONTRIBUINTE). E ao ver a declaração enviada um mês após a que fiz por pessoa que não sabemos quem foi mas acredito que tem como saber a mesma estava totalmente em desacordo com informações falsas . Agora vejo que houve fraude. Algum colega já passou por tal situação em tempos de pandemia agora ? E como faço para descobrir quem enviou ?

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 14:22

Airza Soares dos Santos,  temos uma demanda exatamente igual a sua, você conseguiu resolver o problema? 

Maria Ines Assumpção

Maria Ines Assumpção

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2021 | 11:13

Bom dia colegas Airza Soares dos Santos e Lucas,
temos a mesma situação  "Esta declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte" , verifiquei que o cancelamento por solicitação do contribuinte não acontece de forma automática é um processo que precisa de preenchimento de "formulário de cancelamento" apresentando motivo justificado,  com agendamento em uma unidade da  RFB e  caberá ao Delegado da Receita Federal em cuja jurisdição se encontra o domicílio tributário do declarante titular decidir sobre o pedido de cancelamento" , acredito que houve "bug do sistema" ou algum tipo de fraude. Alguém tem uma posição da RFB sobre esse assunto?

Maria Ines Assumpção

Maria Ines Assumpção

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 23 novembro 2021 | 13:46

Bom dia colegas Airza Soares dos Santos e Lucas,
temos a mesma situação  "Esta declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte" , verifiquei que o cancelamento por solicitação do contribuinte não acontece de forma automática é um processo que precisa de preenchimento de "formulário de cancelamento" apresentando motivo justificado,  com agendamento em uma unidade da  RFB e  caberá ao Delegado da Receita Federal em cuja jurisdição se encontra o domicílio tributário do declarante titular decidir sobre o pedido de cancelamento" , acredito que houve "bug do sistema" ou algum tipo de fraude. Alguém tem uma posição da RFB sobre esse assunto?
boa tarde,    
alguem tem alguma informações sobre a as declarações de irpf  "canceladas por grau de hierarquia"?

Emanuel Castro

Emanuel Castro

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 18 maio 2022 | 14:29

Colegas, boa tarde!
Acabei de pegar um caso igual a esses:
DECLARACAO CANCELADA - MOTIVO: CANCELADA POR GRAU DE HIERARQUIA

Alguém, por favor, pode me ajudar.

Muito obrigado.

CELSO BRITO

Celso Brito

Iniciante DIVISÃO 1, Inspetor(a) Qualidade
há 1 ano Sexta-Feira | 29 julho 2022 | 09:37

Bom dia a todos
Ocorreu o mesmo comigo, receita federal cancelou a declaração que fiz motivo - cancelada por grau de hierarquia e sem avisar ao contribuinte ( ESTA DECLARAÇÃO FOI CANCELADA POR INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA OU POR SOLICITAÇÃO DO CONTRIBUINTE). E ao ver a declaração enviada completa 23/3, e a mesma foi cancelada e feita outra 31/5 simplificada, completamente adulterada e com restituição 0, isso pode acontecer? Alguém sabe o que temos que fazer para resolver

IVSON MENDES

Ivson Mendes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 1 agosto 2022 | 18:06

Bom dia a todos
Boa noite... alguem conseguiu algum retorno?
Pq tenho a mesma situação, e outra, cancelam e fazem outra declaração, como assim?

Alex Paulo da Silva

Alex Paulo da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 1 setembro 2022 | 11:36

Bom dia a todos
Ocorreu o mesmo comigo, receita federal cancelou a declaração que fiz motivo - cancelada por grau de hierarquia e sem avisar ao contribuinte ( ESTA DECLARAÇÃO FOI CANCELADA POR INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA OU POR SOLICITAÇÃO DO CONTRIBUINTE). E ao ver a declaração enviada completa 23/3, e a mesma foi cancelada e feita outra 31/5 simplificada, completamente adulterada e com restituição 0, isso pode acontecer? Alguém sabe o que temos que fazer para resolver
Bom dia!
Alguém conseguiu conseguiu algum retorno?
Estou com uma situação igual a dos colegas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.