x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 281

acessos 83.009

Demora no processamento da DIRPF

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 09:00

Rafael,
Bom dia ... Acesse o eCAC: serviço "Declarações e Demonstrativos" - "Consulta Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras", e confirme se os valores declarados pela empresa à RFB são iguais aos que constam no comprovante de rendimentos entregues a você.
Se são iguais, verifique qual é exatamente a pendência que consta que serviço "Meu Imposto de Renda".

Valeria Souza

Valeria Souza

Bronze DIVISÃO 3, Agente Trânsito
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 10:03

Marcio , bom dia!
Muito obrigada pela dica.  Fiz a consulta em  "Consulta Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras" e descobri que a empresa declarou um valor no meu decimo terceiro diferente do que está em meu informe. Agora vou verificar com a empresa qual o valor correto e fazer a retificação.

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 11:32

Márcio Padilha Mello, bom dia .

Fiz a consulta e esta tudo igual tanto o informe da empresa declarado, quanto o informe que eu declarei .
Liguei para empresa e segundo o Rh , foi repassado o imposto e esta tudo ,ok .
Vou ter q agendar visista na receita ,ne ?
Recado da malha .
"Possivel inconsistência  no imposto de renda retido na fonte "



Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 13:54

Valeria Souza,
O 13º salário tem uma questão diferente. A empresa tem de enviar para a Receita: o valor bruto da gratificação, as deduções (previdência, dependentes, etc), e o valor do imposto de renda retido sobre ela. Mas no comprovante de rendimentos para o empregado, ela tem de informar o "valor líquido" (bruto menos deduções menos imposto), que é o valor que deve constar na declaração dele. Essa divergência é "correta" mesmo ...

Rafael,
A empresa afirma que fez o pagamento, para a Receita Federal, do imposto de renda que ela reteve? Quando os valores estão corretos, normalmente essa pendência de "possível inconsistência  no imposto de renda retido na fonte" acontece quando a fonte pagadora não repassa o imposto retido. Aqui tem um tópico que fala sobre isso: 
Possível inconsistência nos valores de imposto de renda retiSe for isso, só em janeiro de 2022 para solicitar a antecipação da análise. Ou quem sabe, a RFB faça novos processamentos antes disso e libere a declaração ...

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 14:13

Márcio Padilha Mello

Segundo a empresa ela nao deve nada de imposto,  esta tudo ok .
Muito estranho. 
Você acha q vale a pena ,agendar um horário para verificar o ocorrido ? 
Ou nem vale a pena ? Nunca aconteceu isso .

Valeria Souza

Valeria Souza

Bronze DIVISÃO 3, Agente Trânsito
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 20:31

Boa noiteAlguém sabe me informar se a receita cruza o CPF do inquilino de meu apto com o meu?
 Caso ela não declarar que pagou e eu declarar que recebi , isso pode me levar para a malha?

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 22:41

Gabriel Scopel
 Eu ainda achei q a empresa nao tivesse repassado o imposto para receita, porém  a empresa me mandou todos os valores q foram repassados,  esta tudo ok 
Muito estranho .

Gabriel Scopel

Gabriel Scopel

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 22:53

Rafael
Acho que temos 2 alternativas, tentar ver no chat se eles ajudam a resolver ou quando liberar enviar os informes pelo ecac no responder antecipadamente com os documentos para malha

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 23:06

Gabriel Scopel

Chat eles não resolvem nada , eu tenho esperança quem sabe, a RFB faça novos processamentos  e libere a declaração .
Vamos aguardar. 
Deve ter varias pessoas nessa mesma condição. 
Deve ser erro sistêmico. 

Gabriel Scopel

Gabriel Scopel

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 23:14

Rafael
É chat tem que pegar alguem com boa vontade, o que é bem dificil rsrsrs
Também Rafael estou achando que é algum erro, é muita gente com o mesmo problema....... esse ano ta tenso

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 23:26

Gabriel Scopel

Tem razão, esse foi o pior ...ja fiz 4 retificações e nada .. muito complicado mesmo .
Vamos tentar de chat entao...kkkk

Rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1, Analista Obras
há 2 anos Sábado | 15 maio 2021 | 10:54

Gabriel Scopel

Depois vc manda seu numero do seu cel para eu t ligar e a  gente se falar , pois como estamos com o mesmo problema fica melhor para gente vai se falar ou me chama no zap 0Oculto
Abraços 

MARLEY JUNIOR

Marley Junior

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Jurídico
há 2 anos Segunda-Feira | 17 maio 2021 | 10:23

Bom dia a todos. Hoje saiu o resultado da minha declaração de IRPF. No extrato consta identificação de pendência em 13/04, liberação automática de pendência em 15/05, declaração processada. Nem sei qual a pendência identificada e depois liberada. Só estranho a demora da RF, que faz isso em 48hrs, e nesse caso levou mais de mês. Eu vi algumas declarações serem processadas em questão de 2 horas, então não sei porque a liberação das pendências demorou quase um mês. O computador do Leão está ficando mais potente a cada ano!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 18 maio 2021 | 08:57

Valeria Souza,
Bom dia. Se você (locadora) informar o valor do aluguel recebido, mesmo que o locatário não declare, não cairás na malha fina por causa disso, já que oferecestes o rendimento à tributação. O contrário é que pode dar problema.
Lembrando que no caso de aluguéis é permitido ao locador deduzir a taxa da imobiliária, se paga por ele, e o valor sendo acima de R$ 1.903,98 está sujeito ao recolhimento mensal obrigatório (se inquilino for PF).

Thais

Thais

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 19 maio 2021 | 13:02

Bom dia pessoal, vcs que tentaram contato via chat referente a pendencia de irrf retido, conseguiram algum retorno ? Agora eles tiraram a mensagem que o processo digital de antecipacao seria a partir de 02/01/2022, acredito que estejam mesmo revisando o prazo e liberem ainda esse ano...

Thais

Thais

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 07:55

Sim Rafael, no caso a empresa compensou todos os darfs de IRRF de folha com um credito atraves de perdcomps e com isso a receita colocou os funcs de maiores retencoes na malha.. as certidoes da empresa estao OK e terei que apresentar os docs para a receita liberar a restituicao dos funcs.

Será que vao antecipar esse prazo ? Sabe de alguma outra forma de resolver esse caso ?

Página 7 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.