x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 10.224

Aumento de Capital-como lançar no IRPF

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3 , Tecnólogo
há 15 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 16:49

Amigos, uma empresa aumentou seu capital em 2009 atraves de suas reservas de lucros. Como o sócio deve lançar isso no seu IRPF? Essa diferença patrimonial de um ano para outro justifico como? Por favor, respostas que contenham a base legal serão bem vindas, pois o meu cliente está desesperado com essa situação, para ele, devemos lançar como distribuição de lucro ao sócio e depois como aumento de capital atraves de aporte do sócio.
Eu,por exemplo, acredito que apenas o preenchimento das informações na linha 31 (quotas de capital), citando o aumento e seu devido registro, já é suficiente.

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 13:11

Boa tarde João,

O aumento do Capital Social via capitalização dos lucros acumulados não depende do esforço financeiro do contribuinte, mas do resultado da própria Pessoa Jurídica. Não houve a distribuição de lucros e sim a valorização de sua participação por conta da integralização de lucros.

Face ao exposto é bastante o contribuinte informar na ficha "Bens e Direitos" correspondente a este direito que teve sua participação valorizada em razão da destinação de parte dos lucros ao Capital Social da referida empresa.

Não existe uma lei específica que determine este tipo de entendimento e sim a simples lógica implicita no assunto.

...

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3 , Tecnólogo
há 15 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 13:18

Saulo, obrigado pela informação. É que na verdade, alguns contadores orientam seus clientes a lançar o valor capitalizado como RENDIMENTO, e assim justificar o aumento de seu patrimonio. Eu concordo com voce em numero e grau, mas tem cliente que nao imagina como apenas a informação em bens e direitos justificaria o aumento patrimonial, e fica desesperado com a idéia de cair em malha fina.

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: