FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Declaração do imposto de renda 2021
Maricelma de Oliveira Dorneles
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 17:42
Boa tarde Colegas
Tenho uma cliente que não trabalha, e seu filho tem uma doença severa onde fez um rifa no ano passado para poder angariar fundos para sua cirurgia, arrecadou 6mil reais em doações depositadas em conta corrente, e + 47mil arrecadou em rifa.
O que recebeu em doação eu lanço em rendimentos isentos em doações, mas a minha dúvida é quanto ao valor da rifa arrecadada, onde eu lanço na declaração de IR? Posso lançar como rendimentos isentos em item de outros
Telma Frate
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 23 abril 2021 | 08:38
Bom Dia
Quem recebe a doação deve declarar da seguinte forma no Imposto de Renda: Na ficha "Bens e Direitos", no campo "Discriminação", detalhe o tipo de doação recebida (carro, casa, dinheiro etc.). Informe também o nome e CPF do doador.
Abç
Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato:
[email protected]Insta: fiscalize.contábil
Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Márcio Padilha Mello
Moderador , Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 23 abril 2021 | 08:50
Bom dia!
Tem de declarar também na ficha "Rendimentos Isentos", código "14", informando o CPF/nome do doador e o valor recebido, para que o acréscimo patrimonial não fique negativo (patrimônio a descoberto).
No caso de doação em dinheiro, vai informar o saldo em espécie ou depositado em conta bancária existente em 31/dezembro.
Caio Fiorine
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 4 anos Terça-Feira | 27 abril 2021 | 11:12
Bom dia, Maricelma
Ele recebeu uma doação. Este valor foi tributado por quem fez a doação para ele? Se não, ele lança como DOAÇÃO, em rendimentos isentos. Faz a declaração de ITCMD (Estadual - Veja os limites de isenção no seu Estado), paga a guia do ITCMD e lança como rendimentos isentos.
Ou Ele lança em rendimentos Recebidos de PF, em outros. E irá pagar o IRPF, porém ele poderá lançar as DESPESAS médicas da cirurgia para Abater os valores. Verifique como foi feita essa RIFA, porque se teve algum envolvimento da CAIXA (Que
é o certo, fazer a coisa regular, via de regra já deveria ter IRPF RETIDO).
Fonte: Professora Mónica Porto (Mentoria Atua DP)
Att.
Caio Fiorine.