Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 85

Adailton Aparecido Correa Sampaio

Adailton Aparecido Correa Sampaio

Iniciante DIVISÃO 3, Conferente
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 13:06

Boa tarde,
Tenho algumas dúvidas quanto a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, que são as seguintes:
1) Tive uma renda em 2020 de 21 mil, porém recebi uma Herança de 94 mil. Tenho que fazer a declaração, mesmo sendo isento? Como declaro a Herança?
2) Em 2020 comprei um veículo e depois o vendi, porém não tenho os dados do vendedor e nem do comprador, como devo declarar esse veículo? Pois com a venda acabei comprando um outro veículo.
3) Em 2020 iniciei a construção de uma casa em um terreno de um conhecido, como devo declarar no IRPF e o dono do terreno oque deve declarar?

Att.
Adailton

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 4 maio 2021 | 15:50

Vamos por partes: Você está obrigado a declarar em virtude da  herança que deverá ser declarado o valor em rendimentos isentos e não tributáveis - linha 14 - Transferências Patrimoniais - doações e heranças -  (obrigado a declarar pois recebeu mais de R$- 40.000,00 de rendimentos isentos e não tributáveis). Quanto ao veículo que você comprou e vendeu no mesmo ano não declare, pois não vai ser com o dinheiro da venda que você vai adquirir outro veículo, pois no caso de venda e compra no mesmo exercício não vai constar nas colunas os valores.A construção, não entendi nada você está construindo um imóvel no terreno de um amigo? De quem será o imóvel quando terminado?

Adailton Aparecido Correa Sampaio

Adailton Aparecido Correa Sampaio

Iniciante DIVISÃO 3, Conferente
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 20:07

Boa Noite Osmar, 
Em relação ao veículo, eu acabei me equivocando: declarei um veículo no ano passado,  pois comprei em 2019, em 2020 vendi,  mas não tenho os dados do comprador.  Com essa venda comprei outro em 2020 e vendi em 2020, sem ter os dados de compra e venda.  Como faço na declaração deste ano. 
Em relação a construção: pretendo inicialmente morar nessa casa, e posteriormente o dono do terreno irá me pagar o valor gasto na construção. Então como faço na declaração desse ano, visto que iniciei a obra em 2020 e finalizei em 2021. Tenho todas as notas fiscais de compra dos materiais de construção e contrato do construtor. 
Desde já agradeço pela atenção e ajuda. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.