x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 745

Planilha apuração venda ações

regina mariana giacomi de souza

Regina Mariana Giacomi de Souza

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 11 maio 2021 | 17:33

Colegas, estou com uma declaração de IR onde a pessoa fez diversas vendas e compras de ações.
Preciso de ajuda para saber o lucro. 
Alguem teria alguma dica de planilha?
O lucro deve ser por empresa na qual ele investiu certo? se ele aplicou em 5 empresas e vendeu em duas, eu apuro somente pelas duas?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 12 maio 2021 | 08:48

Bom dia Regina

O ganho ou perda deve ser apurado por empresa.

Exemplo:
Compra no dia 12/05/2020 de 10000 ações da empresa XPTO pelo valor unitário de R$ 10,00, o valor de custo de aquisição é R$ 100.000,00 (para apurar o valor de custo precisa incluir as taxas também);
Venda no dia 01/10/2020 de 10000 ações da empresa XPTO pelo valor unitário de R$ 13,00, o valor de venda foi de R$ 130.000,00 (aqui pode se deduzir das despesas com corretagens na venda);

Nesse exemplo o ganho na operação foi de R$ 30.000,00, e o IRRF é de 15% no valor de R$ 4.500,00 com vencimento em 30/11/2020

Obs.: a)Se for operação day trade a alíquota do IRRF é de 20%;
b) Quando houver várias compras da mesma ação em períodos diferentes, é necessário apurar o custo médio ponderado;
c) ganho mensais de até R$ 20.000,00 são isentos de IRRF;

abs e boa sorte

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br
Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 4 anos Quarta-Feira | 12 maio 2021 | 08:55

Bom dia!

Faz cadastro no site meus dividendos, faz seu cadastro https://www.meusdividendos.com/ ai voce pode lançar um a um pela nota de corretagem ou importa do site do CEI, baixa todas as operações em excel e exporta pelo site dos meus dividendos.  
https://cei.b3.com.br/CEI_Responsivo/

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
regina mariana giacomi de souza

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 12 maio 2021 | 11:17

Obrigada colegas
Vanderlei, aí o lucro apurado eu devo lançar em isentos  e nao tributáveis certo? 
Ficou uma dúvida. Como foram varias movimentações, varias compras e vendas, como devo lançar em bens e direitos? 
Porque pelo que eu entendi, eu devo lançar em bens e direitos o valor e quantidade de compra, e na hora de baixar?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 12 maio 2021 | 17:49

Regina,

Os ganhos de capital até 20mil devem ser declarado como "Rendimentos isentos e não tributáveis".

No campo bens e direitos, sob o código 31 - Ações, informe a quantidade de papéis e o valor total de custo de aquisição, separadamente por empresa.

As movimentações com ações são declaradas na seção de renda variável mês a mês.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br

Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 4 anos Quinta-Feira | 13 maio 2021 | 10:08

Você vai informa em bens e direitos apenas as ações que ele tinha em 31/12/2020 e se ele tinha alguma ação em 2019 e vendeu em 2020 ai você informa a venda na descrição e no campo valor de 2020 fica zerado.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade