x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 128

Retificação de IRPF e suas consequências

Mariana da Silva Hermínio

Mariana da Silva Hermínio

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 13 maio 2021 | 10:50

Olá!

Cometi um erro no preenchimento da declaração na aba bens e direitos.

Fui preencher o valor de uma participação no capital social da minha empresa e "comi" duas casas decimais. Tenho 98% de participação no capital social dessa empresa que equivale a R$ 532.943,10. Mas na declaração eu coloquei o valor de R$ 5.329,43. E venho preenchendo assim há alguns anos, mas só agora percebi o erro. Como conserto isso? Quais as consequências desse erro? Será que posso cair em malha por isso? Devo retificar todas as declarações anteriores onde o erro começou?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 13 maio 2021 | 13:35

Boa tarde.

Mariana,

Para arrumar esse erro, é necessário fazer a declaração do IRPF retificadora. É possível retificar os últimos 5 exercícios.

Fazendo a retificação de forma espontânea, a probabilidade de cair na malha fina por conta disso será mínima.

Porém você deve observar se o contribuinte tem como comprovar a origem dos recursos, que justifica o aumento no patrimônio por conta dessa participação na empresa.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.