x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 13.505

IRPF MALHA FINA PENDENCIA IRRF RETIDO NA FONTE - EMPRESA ENTREGOU A DIRF CORRETA

Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2, Aprendiz
há 2 anos Quarta-Feira | 19 maio 2021 | 10:12

Olá Caros Contadores,

Poderiam nos auxiliar na questão abaixo:

A empresa entregou a DIRF corretamente (já conferimos), porém um funcionário caiu na malha fina cujo a pendencia é IRRF Retido na Fonte, a empresa fez todo o levantamento da folha anual e conferimos com a DIRF e esta tudo correto.

Conferimos a Declaração de IRPF do funcionário e realmente os dados estão todos de acordo com a DIRF, ou seja, não há divergência de valores, e a empresa pagou todos os DARF´S 0561 de toda a folha, não há nenhum DARF 0561 em aberto.

A empresa é optante pelo Simples Nacional.

Sugerimos que o funcionário entregasse uma declaração retificadora, porém com os mesmos dados informados (vai que fosse algum BUGUE na Receita Federal, e o funcionário caiu novamente na malha fina, ou seja, a pendencia persistiu.

1. Além da DIRF, existe mais alguma declaração que a Receita Federal utiliza para fazer os cruzamentos? (Pensamos que talvez a Receita também cruze as informações pelo e-Social). Presumimos. 

2. Como a empresa deve prosseguir?

3. Em que a empresa pode ajudar o funcionário? 
4. Irá aparecer alguma pendência para a empresa também?

5. A empresa terá que ir presencialmente a Receita Federal para comprovar que todos os pagamentos referentes ao IRRF retido na Fonte DARF 0561 foram pagos?

6. Caso o funcionário seja intimado a comparecer a Receita Federal, como ele irá comprovar a retenção na fonte?

Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2, Aprendiz
há 2 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 15:29

Olá, João!

Sim. a pendência esta no processamento da declaração do funcionário através do portal ecac.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 16:01

Peça ou oriente o funcionário acessar as fontes pagadoras no e-cac (dele) e ver como constam as informações da fonte pagadora. Em algum lugar, há uma inconsistência.

Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2, Aprendiz
há 2 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 17:39

João,

Não há divergência de valores,  o que a empresa informou na DIRF, é exatamente o que esta informado no imposto de renda de pessoa física,  nós conferimos atentamente.
Existe outro lugar por onde a Receita Federal passa cruzar essas informações, pensamos que eles possam cruzar também através do e-Social, talvez. Você saberia algo a respeito? 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 18:11

Oi Thais,
Eu compreendi que houve a conferência exaustiva. Você pode informar qual a mensagem que aparece na pendência do processamento da DIRPF, qual o texto dela, há valores indicados?

Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2, Aprendiz
há 2 anos Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 09:30

Olá João, bom dia!

Segue em anexo as informações que constam a malha fina.

Os valores de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) relacionados abaixo não foram confirmados pelas fontes pagadoras:  CNPJ/CPF Fonte Pagadora CPF Beneficiário Valores Tributáveis – R$ Valores Isentos – R$Rendimentos IRRF Rendimentos IRRF  39.165,18 1.706,09 0,00 0,00Total do Imposto Retido na Fonte (IRRF) Declarado 39.165,18 1.706,09 0,00 0,00

Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2, Aprendiz
há 2 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 11:46

Bom dia Caros Colegas,

Nós descobrimos o que ocorreu e o motivo da pendência, o que ocorreu foi que nós enviamos a DIRF (com as informações corretas, tudo ok), porém deu um erro, não subiu as informações para a Receita Federal, fomos analisar e tivemos que reenviar a DIRF novamente.

Como descobrimos, pedimos para os colaboradores da empresa acessar o portal E-CAC e verificar a fonte pagadora ( que deve constar as informações dos rendimentos e retenções da empresa), ai descobrimos que nenhum funcionário havia informação, então fomos analisar a DIRF e descobrimos.

Após, o reenvio da DIRF, em poucos dias os funcionários saíram da malha fina e suas expectativas declarações estão na fila de espera para restituição.

Agradeço a atenção de todos.

Muito obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.