Agnaldo Esteves
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeBoa noite a todos,
Tenho um cliente que recebeu rendimentos pagos em cumprimento de decisão judicial trabalhista, e ao declarar no IRPF caiu em malha.
De acordo com os documentos emitido pela própria justica do trabalho, o cliente recebeu ao total aproximadamente 20 mil reais, contudo no documento há uma planilha de liberação de crédito que especifica que desse montante, apendas 25,16% desse valor é tributável, ou seja aproximadamente $ 5 mil, gerando uma retenção de $ 845 aproximadamente.
Ao verificar o extrato da declaração no site da receita, está constando na base de dados, declarados pela Caixa Ec Federal (o qual liberou o valor) rendimento totais de 20 mil e não os 5 mil conforme consta no documento judicial, ocasionando o cliente a pagar a diferença.
O que me chama atenção é que a própria Caixa emitiu o comprovante de imposto de renda de depositos judiciais no valor dos 20 mil e com a retenção de $ 845. Se realmente fosse tributáveis os 20 mil, a retenção equivaleria a $ 4.900 aproximadamente.
Gostaria de saber se alguém já teve algum caso desse e me desse alguma orientação, ja que estamos tratando com Receita Federal e Caixa Economica Federal, órgãos dificeis de lidar.
Grato,